A Teoria das Representações Sociais nos Estudos Sobre Formação de Professores na Educação Física: Mapeando a Produção do Conhecimento nos Periódicos Brasileiros
Resumo
O objetivo do manuscrito é contribuir para as discussões acerca da formação de professores de educação física do ponto de vista da Teoria das Representações Sociais, identificando como a teoria vem sendo disseminada nas principais produções periódicas da área. Para tal, apresenta um levantamento com base nos principais periódicos da área de Educação Física/ Ciências do Esporte. Os resultados desvelam que foram publicados 12 estudos entre 2002 e 2020, tendo sido observado que as produções sobre representações sociais da formação de professores na educação física têm se apropriado de diferentes referenciais, abordagens e métodos que compõem o arcabouço teórico do paradigma das representações sociais. O manuscrito sugere que a Teoria das Representações Sociais está disseminada nas produções periódicas da área.
Biografia do Autor
Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ.
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ.
Referências
ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira. Abordagem societal das Representações Sociais. Sociedade e Estado, v. 24, n. 3, p. 713-737, 2009.
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 1, p. 18-43, 2008.
CAMPOS, Pedro Humberto Faria. In: CAMPOS, Pedro Humberto Faria; LOUREIRO, Marcos Corrêa (Org.). Representações sociais e práticas educativas. Goiânia: Ed. UCG, 2003, p. 21-36.
GONÇALVES, Helenice Maia; SOUSA, Clarilza Prado. Articulações entre representações sociais e subjetividade: um estudo sobre a produção nacional entre 2000 e 2010. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 12, n. 27, p. 258-288, 2015.
JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: Eduerj, 2001.
JODELET, Denise. Représentations sociales: un domaine en expansion. In: JODELET, Denise. (Org.). Les représentations sociales. 1ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1989, p. 31-61.
LAZZAROTTI FILHO, Ari. O periodismo científico da educação física brasileira. Motrivivência, v. 30, n. 54, p. 35-50, 2018.
LUDORF, Silvia Maria Agatti. Metodologia da pesquisa: do projeto ao trabalho de conclusão de curso. Rio de Janeiro: Appris, 2017.
MANOEL, Edson Jesus; CARVALHO, Yara Maria. Pós-graduação na educação física brasileira: a atração (fatal) para a biodinâmica. Educação e Pesquisa, v. 37, n. 2, p. 389-406, 2011.
MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2009.
RESENDE, Helder Guerra; VOTRE, Sebastião Josué. O programa de pós-graduação stricto sensu em educação física da Universidade Gama Filho: características, realizações e desafios. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 24, n. 2, p. 49-73, 2003.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.
SÁ, Celso Pereira; ARRUDA, Angela. O estudo das representações sociais no Brasil. Revista de Ciências Humanas, v. 3, edição especial, p. 11-31, 2000.
SÁ, Celso Pereira. Representações sociais: teoria e pesquisa do núcleo central. Temas em Psicologia, v. 3, n. 1, p. 19-33, 1996.
RETONDAR, Jeferson José Moebus. As representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamental no município do Rio de Janeiro. Motrivivência, v. 21, n. 32, p. 211-229, 2009.
SOUSA et al. Apropriação da teoria das representações sociais pelo campo acadêmico/científico da educação física no Brasil: o estado do conhecimento (2004-2016). Pensar a Prática, v. 21, n. 4, p. 796-809, 2018.
TRIANI, Felipe da Silva; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira; NOVIKOFF, Cristina. As representações sociais de estudantes de educação física sobre a formação de professores. Movimento, v. 23, n. 2, p. 575-586, 2017.
TRIANI, Felipe da Silva; NOVIKOFF, Cristina. Representações sociais do corpo: o universo simbólico da formação de professores de educação física. Rio de Janeiro: Autografia, 2020.
TRIANI, Felipe da Silva; TELLES, Silvio de Cassio Costa. Representações sociais sobre os esportes de aventura na educação física. Interfaces da Educação, v. 10, n. 30, p. 246-267, 2019.
VASCONCELOS, Fátima; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Ancoragem da representação social da Educação Física escolar nas abordagens teóricas da educação física. Motrivivência, v. 26, n. 43, p. 164-182, 2014.
VOTRE, Sebastião Josué; Alves, Ana Paula; MELILLO, Carlos Eduardo. Abordagem radical das representações sociais. Corpus et Scientia, v. 6, n. 2, p. 11-18, 20