A Teoria Sociológica de Norbert Elias e a Produção Científica em Educação Física no Brasil Uma Revisão Sistemática
Por Adriely Gonçalves Orlando (Autor), Fabiane Castilho Teixeira (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Juliano de Souza (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor).
Resumo
A revisão sistemática objetivou identificar os conceitos da teoria de Norbert Elias e o modo com que têm sido acionados nas produções científicas em Educação Física no Brasil, publicadas no período de 2007 a 2018. Foram mapeadas as bases de dados Lilacs, Scielo, Scopus e Web of Science, complementada por busca manual realizada em periódicos A2, B1 e B2 da área e 16 artigos foram identificados. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. Os resultados identificaram conceitos chaves da teoria empregada nos artigos. Conclui-se que, apesar de a comunidade científica operar com conceitos eliasianos, o alcance deste referencial na área enfatiza, sobretudo, dinâmicas que envolvem o fenômeno esportivo, estando, esse quadro em aberto para subsidiar o tratamento de outros objetos caros à Educação Física.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; 2011.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Tradução de Maria Luísa Ribeiro Ferreira. Lisboa: Edições 70, 2008.
______. O processo civilizador: Formação do Estado e civilização. Tradução de Ruy Jungmann. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. v. 2.
______. O processo civilizador: Uma história dos costumes. Tradução: Ruy Jungmann. Revisão e apresentação: Renato Janine Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
______.; DUNNING, E. A busca da Excitação. Tradução: Maria Manuela Almeida e Silva. Revisão e apresentação: Maria Manuela Vieira e Ayla Monteiro. Lisboa: Difusão, 1992.
ELLER, M.L et al. A olimpíada escolar e a esportivização da educação física no Espírito Santo: continuidades e descontinuidades. Revista de Educação Física – UEM, v. 26, n. 03, p. 379-400, 2015.
FERREIRA, F. D. C.; SOUZA, J. de.; MARCHI JÚNIOR, W. O processo de difusão do Kung Fu no Ocidente: entre o sentido de perda e a inevitabilidade da perda do sentido. Motrivivência, v. 29, n. 51, p. 13-27, 2017.
GÓIS JUNIOR, E.; LOVISOLO, H.R.; NISTA-PICCOLO, V.L. Processo civilizador: Apontamentos metodológicos na historiografia da educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 35. n. 03, p. 773-783, 2013.
GOMES, I.S.; CAMINHA, I.O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Revista Movimento, v. 20, n. 01, p. 395-411, 2014.
MEDEIROS, C.C.C.; GODOY, L. As referências de Pierre Bourdieu e Norbert Elias na Revista Brasileira de Ciências do Esporte: mapeando tendências de apropriação e de produção de conhecimento na área da Educação Física (1979-2007). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, n. 02, p. 199-214, 2009.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MYSKIW, M.; MARIANTE NETO, F.P.; STIGGER, M.P. Jogando com as violências no esporte de lazer: notas etnográficas sobre o “guri” e o “nego véio da várzea”. Revista Movimento, v. 21, n. 04, p. 889-902, 2015.
NASCIMENTO, R. M., MARCELINO, N. C. Possíveis contribuições para os estudos do lazer, a partir da teoria do processo civilizador. Licere, v. 15, n. 01, p. 01-15, 2012.
NUNES, H. F. P.; PIMENTA, T. F. F.; CESANA, J.; DRIGO, A. J. Educação física, futebol e gênero: uma proposta de ensino a partir das relações de poder. Pensar a prática, v. 17, n. 04, p. 01-14, 2014.
PIMENTA, T.; MARCHI JÚNIOR, W. A constituição de um subcampo do esporte: o caso do Taekwondo. Revista Movimento, v. 15, n. 01. p.193-215, 2009.
REIS, L.J.A.; CAVICHIOLLI, R.F. Jogos eletrônicos e a busca da excitação. Porto Alegre: Revista Movimento, v. 14, n. 03, p. 163-183, 2008.
RIGHETO, C.; REIS, H. H. B. Os árbitros de futebol e a mídia esportiva: a interpretação de árbitros paulistas sobre os comentários da mídia acerca do trabalho da equipe de arbitragem. Revista Movimento, v. 23, n. 01, p. 281-294, 2017.
SILVA, J.A.; CERRI, L.F. Norbert Elias e Pierre Bourdieu: biografia, conceitos e influências na pesquisa educacional. Revista Linhas, v.14, n. 26, p.171-198, 2013.
SILVA- JÚNIOR, A. P. da S.; BOTH, J.; OLIVEIRA, A. A. B. de.; Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado de educação física. Journal of Physical Education, v. 29, p. 29-37, 2018.
SOUZA, J.; MARCHI JÚNIOR, W. A guerra fria e a final do campeonato mundial de xadrez de 1972: algumas possibilidades analíticas e correlacionadas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 04, p. 567-581, 2013.
SOUZA, J.; STAREPRAVO, F.A.; MARCHI JÚNIOR, W. O Processo de constituição histórico-estrutural do subcampo esportivo do xadrez: uma análise sociológica. Revista Movimento, v. 17, n. 02, p. 93-113, 2011.
STAREPRAVO, F.A.; MARCHI JÚNIOR, W. (Re) pensando as políticas públicas de esporte e lazer: a sociogênese do subcampo político/burocrático do esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 01, p. 42-49, 2016.
______.; SOUZA, J.; MARCHI JÚNIOR, W. A teoria dos jogos competitivos de Norbert Elias como alternativa à leitura das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 04, p. 657-665, 2012.
TALAMONI, G.A.; OLIVEIRA, F.I.S.; HUNGER, D. As configurações do futebol brasileiro: análise da trajetória de um treinador. Revista Movimento, v. 19, n. 01, p. 73-93, 2013.
THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S.J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
VALENTIN, R.B; CAVICHIOLLI, F.R. Futebol, escape e mímesis: um estudo sobre representações sociais. Revista Movimento, v.13, n. 03. p. 65-89, 2007.