Resumo

Este trabalho, que versa sobre literatura infantil e Educação Física, apresenta os seguintes objetivos: (a) organizar um corpus de livros infantis publicados no Brasil com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte; (b) analisar os livros infantis que constituem este corpus; (c) elaborar materiais didáticotecnológicos que reúnam o corpus de livros infantis analisado; (d) Aplicar os materiais elaborados em diferentes contextos da prática pedagógica da Educação Física. Este estudo utilizou métodos mistos, além de diferentes técnicas de análise, sendo as principais a análise documental e a de conteúdo. A pesquisa realizada conseguiu identificar e analisar um corpus teoricus de mais de 200 livros infantis com temática relacionada à Educação Física e ao Esporte. Os materiais elaborados foram: (a) o CD-ROM Banco de livros infantis em Educação Física e Esporte no Brasil; (b) a página da Web Literatura infantil em Educação Física. A aplicação destes materiais se deu em três instituições públicas de ensino situadas nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Foram realizadas diferentes práticas pedagógicas: 1ª) a exposição artística ‘O Esporte na Literatura Infantil’, que se deu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e na EMEF Presidente Kennedy; 2ª) a utilização do CD-ROM em dois projetos de Pré-Iniciação Científica com alunos do Ensino Médio no IFRJ; 3ª) a aplicação do CD-ROM em uma aula de Educação Física no Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). As análises efetuadas nas obras infantis e os materiais elaborados colaboraram para a utilização da literatura infantil na prática pedagógica da Educação Física. À guisa de recomendação, cabe lembrar que a presente proposta, por ainda apresentar na prática pedagógica da Educação Física um caráter incipiente, é uma real possibilidade de interação entre a literatura infantil e a Educação Física. Palavras-chave: Literatura Infantil. Educação Física. Análise de conteúdo. Análise documental. Materiais didático-tecnológicos. Banco de livros infantis em Educação Física e Esporte no Brasil. Prática pedagógica. 

Arquivo