Resumo

O presente estudo visou verificar questões relacionadas à utilização da mídia
no marketing esportivo utilizado na equipe Londrina/Sercomtel/Caixa/
Consórcio União de Atletismo, visto que esta equipe tem uma significância
elevada dentro do esporte de base e também de rendimento em nível
nacional. Após uma rápida abordagem histórica sobre o marketing esportivo,
o estudo estabelece os principais tipos de mídia existentes e suas relações
diretas com o marketing esportivo, analisando a utilização da mídia no
marketing esportivo e obtendo uma melhor compreensão de como essa
utilização pode otimizar o trabalho do profissional de marketing esportivo.
Destaca a importância do retorno de imagem ao cliente que já investe ou
deseja investir neste setor promocional, bem como localiza as vantagens
que podem ser obtidas pela empresa que deseja investir no marketing
esportivo. Para o estudo de caso foram coletadas informações de fontes
primárias e secundárias e foram realizadas entrevistas com responsáveis
pelas empresas patrocinadoras da equipe Londrina/Sercomtel/Caixa/
Consórcio União de Atletismo, com os parceiros, padrinhos e madrinhas
da já citada equipe. Com os dados relativos a utilização da mídia no
marketing esportivo coletados através desta pesquisa, foi possível analisar
o que culminou para que essas empresas patrocinadoras, parceiros,
padrinhos e madrinhas investissem no Projeto Londrina Atletismo, e
também o motivo que os mantém a cada ano apoiando e aumentando o
apoio a esta equipe esportiva.

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