Resumo

A avaliação do desempenho docente de modo formativo, como é encarada neste estudo, permite a compreensão da prática profissional, possibilitando ao docente o aperfeiçoamento de suas intenções e ações educacionais. Analisar a opinião dos docentes e dos discentes universitários do curso de Educação Física sobre a avaliação de desempenho docente foi o objetivo desta pesquisa. Para atingir esse propósito, o presente estudo apresenta dois momentos: o primeiro, caracterizado pela revisão de literatura, quando são discutidas a formação, a atuação e a avaliação do desempenho docente. O segundo momento abrange a coleta de dados, por meio da aplicação de um questionário a 26 docentes e 160 discentes de duas instituições de ensino superior situadas no interior de Minas Gerais, uma pública e outra privada. Para análise e interpretação dos dados obtidos foi utilizada a Análise de conteúdo: técnica de elaboração e análise de unidades de significado, proposta por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados demonstram que 17 docentes conhecem o instrumento de avaliação utilizado pela instituição de ensino e nove desconhecem. Averiguamos também, que 77 discentes ainda não participaram deste processo avaliativo. Para os docentes os objetivos da avaliação do desempenho são: desconhecimento (oito); melhorias (sete); evidenciar limitações (seis); controle (cinco); retorno (dois) e reflexão (dois). Já para os discentes a avaliação tem por objetivo: avaliar (88); visar melhorias (47); oferecer feedback (27); desconhecimento (11) e falha (dez). Em relação à opinião docente sobre este mecanismo, encontramos: importante (17); falha (nove); diagnóstico (nove) e promove melhoria (seis) e para os discentes: importante (54), feedback (41), falha (28), desconhecimento (17), mudança (16) e diagnóstico (sete). Verificamos que a prática de 20 docentes já foi alterada devido aos resultados da avaliação de desempenho, e 06 não. Um total de 143 alunos não notaram nenhum tipo de modificação na atuação docente após a realização da avaliação, 10 mencionaram que sim e 7 deixaram em branco tal questão. Deparamos com aspectos positivos e negativos referente à perspectiva docente e discente sobre a avaliação do desempenho, reafirmando a necessidade de uma preparação e conscientização de ambos. Preparação esta, que deve enfocar desde a apresentação do instrumento avaliativo utilizado, propiciando a compreensão dos reais propósitos desta, visando ampliar o número de envolvidos neste processo, até, realmente influir de forma positiva na atuação docente, sendo perceptivo para o alunado, tanto as modificações quanto a influência desta em sua formação. É nossa expectativa que a reflexão formativa sobre avaliação do desempenho docente, neste estudo e em outros, seja constante. Não basta ter a intenção da proposta se não refletirmos permanentemente sobre este mecanismo, visando à contribuição que pode trazer a todos.

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