Resumo

Esta dissertação tem como objeto de estudo as produções culturais das crianças nas aulas de Educação Física com a Educação Infantil, focalizando as possibilidades que essas produções apresentam para a mediação pedagógica desse componente curricular com a pequena infância. O estudo está organizado de maneira em que cada objetivo corresponde a um capítulo/artigo, com metodologia própria. O capítulo sobre o estado da arte utiliza a pesquisa Bibliográfica para analisar trabalhos acadêmico-científicos do campo da Educação Física, que valorizam as produções culturais das crianças na Educação Infantil. Adotamos as seguintes fontes: anais do Conbrace, periódicos científicos e dissertações e teses da área da Educação Física, no período de 1996 a 2016. No processo de análise dos dados, nos apropriamos de indicadores bibliométricos e da nuvem de palavras, proposta pelo Software Iramuteq. O seguinte capítulo utiliza a pesquisa Narrativa (Auto)Biográfica, para analisar narrativas de cinco professores de Educação Física da Rede Municipal de Vitória/ES, escolhidos intencionalmente para este estudo, que valorizam as produções culturais das crianças em suas aulas na Educação Infantil. Para potencializar as narrativas, adotamos “episódios de interação”, compartilhando situações prototípicas em que as produções culturais das crianças foram observadas, compreendidas e valorizadas nos processos de ensino-aprendizagem. Para as análises, estabelecemos diálogos entre a produção acadêmico-científica, com as práticas pedagógicas dos professores que valorizam as manifestações dos infantis e pressupostos teóricos definidos para este estudo. Como resultados, percebemos que esses campos caminham de maneira dialética, pois, a produção acadêmico-científica serviu de suporte para interpretarmos as práticas pedagógicas dos professores e muitas situações que estavam descritas sobre o processo de valorização das produções culturais das crianças nos textos analisados, de fato, estão se incorporando nas práticas pedagógicas dos professores selecionados. No entanto, as práticas trouxeram elementos ainda não discutidos nas produções teóricas, fazendo avançar, por exemplo, na utilização de materiais recicláveis e não estruturados, que quando disponibilizados às crianças, se transformam em objetos brincantes, oportunizando a constituição autônoma e criativa dos infantis. Sinalizamos a necessidade de o professor estabelecer diálogos com as crianças, permeado pro intencionalidades pedagógicas, em que proporcione ambientes, situações e arranjos de materiais que agucem as produções infantis, considerando suas experiências anteriores, seus reprodução interpretativa, valorizando seus processos de apropriação, criação e autonomia, abrindo espaços para que produzam cultura.

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