A Valorização da Participação dos Professores de Educação Física nas Reuniões Pedagógicas Escolares
Por Fabiana Ritter Antunes (Autor), Carla Prado Kronbauer (Autor), Hugo Norberto Krug (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2013.
Resumo
Este artigo se refere a uma reflexão acerca de que maneira a disciplina de Educação Física, e os professores desta, são reconhecidos dentro das reuniões pedagógicas escolares. O estudo teve como caminho metodológico a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva – interpretativa. Os investigados foram 13 professores da disciplina de Educação Física de escolas da rede municipal de Cruz Alta – RS. Utilizou-se uma entrevista semiestruturada para a coleta das informações. A interpretação das informações ocorreu na forma de análise de conteúdo. Concluiu-se que há uma desvalorização quanto à participação do professor de Educação Física nas reuniões pedagógicas escolares, de modo que ele não possa usufruir desses momentos como espaço formativo para si e na colaboração às ações pedagógicas dos colegas.