A Variação da Atividade Física Moderada-a-Vigorosa Semanal em Estudantes do 3º Ciclo e Secundário
Por Élvio Rúbio Gouveia (Autor), Ana Rodrigues (Autor), Ana Luísa Coreia (Autor), Hélio Antunes (Autor), Ricardo Alves (Autor), Andreas Ilhe (Autor), ; Adilson Marques (Autor), Bruna Gouveia (Autor), Cíntia França (Autor), Francisco Martins (Autor), Helder Lopes (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Atividade física moderada-a-vigorosa (AFMV), durante a adolescência, tem sido positivamente associada a uma série de benefícios fisiológicos e psicológicos. As Escolas desempenham um papel importante na promoção da AFMV nestas idades. Objetivos: Os objetivos deste estudo foram: (1) Analisar as diferenças entre os dias-de-semana (DS) e os dias de fim- de-semana (DFS) relativamente à AFMV em alunos do 3º Ciclo e Secundário; e (2) investigar as diferenças associadas ao género, à idade e ao nível de satisfação com a vida (ScV) no que respeita o nível de AFMV semanal. Metodologia: A amostra foi constituída por 147 alunos (83 raparigas), com 15.7 (SD=1.6) anos de idade, do 3º Ciclo e Secundário. Os dados foram recolhidos no âmbito o projeto “Educação Física nas Escolas da Região Autónoma da Madeira: Compreender, Intervir, Transformar (EFERAM-CIT)”. A AFMV foi avaliada através de acelorometria (Actigraph; 3 DS e 2 DFS). A ScV foi avaliada através de uma escala de 0 a 10 pts. Uma análise de variância de medidas repetidas e análise de variância mista inter e intra indivíduos foi conduzida para investigar as diferenças na AFMV em função do género, da idade, e da ScV. Resultados: Verificou-se um efeito significativo entre os dias da semana, sendo que no dia da Educação Física os alunos apresentam maiores níveis de AFMV (p<.001, partial eta squared =.57). As raparigas apresentaram níveis superiores de AFMV nos DS e DFS, comparativamente aos rapazes (p=.008 partial eta squared = .05). Os alunos mais novos apresentaram níveis superiores de AFMV na aula de EF, contudo, a situação inverteu-se nos DFS (p=.007, partial eta squared = .10). Os alunos que reportaram um nível superior de ScV apresentaram igualmente maiores níveis de AFMV semanal (p=.019; partial eta squared =.04). Conclusões: Os alunos acumulam mais AFMV durante os DS do que os DFS, tendo a aula de Educação Física contribuído significativamente para um acréscimo dos níveis de AFMV semanal. Os rapazes, os alunos mais velhos e aqueles com um nível de ScV mais baixo, são considerados grupos prioritários de intervenção