Resumo


A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas regulares é algo cada vez mais freqüente e tema atual de debates no campo educacional. Neste estudo buscamos compreender questões relacionadas à ação pedagógica de professores e a inclusão nas aulas de Educação Física. Tivemos como problema de pesquisa a seguinte questão: Como os professores de Educação Física, na sua ação pedagógica, se relacionam com a diferença gerada pela presença de alunos com deficiência em turmas regulares? Metodologicamente este estudo constitui-se como um estudo de caso que teve como objetivos: analisar a ação pedagógica de dois professores de Educação Física em turmas inclusivas do ensino fundamental I de uma escola da rede privada de ensino na cidade de Salvador e evidenciar, como se dá a relação desses professores com as diferenças geradas, especificamente, pela presença das deficiências nas aulas. Os resultados desta investigação sugerem que os professores desenvolvem ações pedagógicas que favorecem a inclusão das crianças com deficiência nas aulas de Educação Física, superando as perspectivas históricas que acompanharam essa prática pedagógica/disciplina
 

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