Ação-reflexão-nova Ação Como Perspectiva Metodológica Para as Aulas de Educação Física
Por Gustavo José Silva de Lira (Autor), Marcelo Soares Tavares de Melo (Autor).
Parte de Formação Inicial do Professor: Ensino, Pesquisa e Extensão na Educação Básica . páginas 86
Resumo
INTRODUÇÃO
Segundo os Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco (PCPE), a Educação Física (EF) ingressou nas escolas brasileiras de forma lenta e progressiva, através de pareceres e decretos que
[...] dentre outras conclusões, afirmou a importância da ginástica para a formação de corpos fortes e cidadãos preparados para defender a pátria, equiparando-a, em reconhecimento, às demais disciplinas (SOARES, 1994). (PERNAMBUCO, 2013, p.21)
Na década de 30, sob forte influência das instituições médicas e militares e com o apoio das políticas de saúde pública (higienismo) e a construção de um nacionalismo como política no então governo Getúlio Vargas, a Educação Física brasileira se desenvolveu mais fortemente através da criação de cursos e faculdades Brasil afora, além da publicação de vários periódicos e livros sobre a ginástica e seu uso na área.
A partir do final da década de 30 e do início da década de 40, o esporte começa a ganhar espaço nas escolas brasileiras como conteúdo para as aulas/sessões.