Ações do Corpo Humano, Mente/cérebro e Linguagem
Por José Roque Aguirra Roncari (Autor).
Em Filosofia e Educação v. 2, n 2, 2010. Da página 199 a 210
Resumo
Descobrimos que, se a linguagem e o corpo humano são uma realidade só, se a linguagem é física/matéria tanto quanto um órgão mental(mente/cérebro) do corpo, conforme Chomsky (1997) cuja gênese biológica nos acontece e se desenvolve a partir de nosso interior corpóreo mental. Se a linguagem também executa ações, conforme Ludwig Wittgenstein (o primeiro e o segundo), então, isto pode significar que educar o corpo humano, implica educar também a linguagem ordinária que o corpo usa para viver em ambientes sociais. Ambos, sempre agem em conjunto e aprendem a conhecer o mundo através da práxis física e social. Se educar a linguagem passa por educar o corpo, então, resulta queambas as ações podem correlacionarem-se a epistemologias como a da Educação Física, Filosofia da Educação ou à da ciência de parte danatureza humana: a Faculdade de Linguagem universal, que permite ao Homem pensar, fazer e ser humano mediante a aquisição de qualquer língua natural.