Ações Multidisciplinares na Saúde Integrando Ensino-serviço: Uma Experiência de Dez Anos
Por Renita Baldo Moraes (Autor), Maristela Soares Rezende (Autor), Leni Dias Weigelt (Autor), Beatriz Baldo Marques (Autor), Fabiana Assmann Poll (Autor), Gladis Benjamina Grazziotin (Autor), Martha Helena Segatto Pereira (Autor).
Em Cinergis v. 15, n 3, 2014. Da página 112 a 117
Resumo
Objetivo: avaliar a processualística e os impactos percebidos pelos participantes do projeto de extensão “Atenção à Criança e ao Adolescente” da Universidade de Santa Cruz do Sul-RS, desenvolvido por uma equipe multidisciplinar em diferentes cenários de práticas durante a trajetória de dez anos. Método: trata-se de relato de experiência de caráter qualitativo das atividades do projeto constituído por docentes e acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. Atividades de educação em saúde, prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde são desenvolvidas na rede básica de saúde do município de Santa Cruz do Sul, Clínica de Odontologia da universidade e em hospitais dos municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires, ambos do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: diferentes desafios e conquistas foram vivenciados ao trabalhar de forma integrada para contemplar as demandas dos usuários, respeitando os limites de cada área do conhecimento sem sobreposição das mesmas, buscando superar a formação fragmentada dos docentes e acadêmicos. Considerações finais: experiências mostraram benefícios aos usuários, incentivando-os a serem multiplicadores dos conhecimentos e modificarem seu contexto. Atividades em diferentes cenários oportunizaram aos acadêmicos aprimorar seus conhecimentos, estimulando pesquisas e integração multiprofissional. Enquanto docentes, percebeu-se que a interdisciplinaridade ainda ocorre sutilmente, permitindo diferentes reflexões quanto à abordagem da atenção à saúde de crianças e adolescentes. Investimentos financeiros e políticas públicas são relevantes para manutenção e intensificação de projetos com propostas de mudanças na formação profissional, pois refletem na qualidade de vida dos usuários de serviços de saúde.