Acompanhamento e apoio pedagógico do programa “segundo tempo” do Ministério do Esporte
Por Alberto Reinaldo Reppold Filho (Autor), Fabiane Castilho Teixeira (Autor), Cláudio Kravchychyn (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Juliana Pizani (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 31, n 1, 2020.
Resumo
Esta pesquisa documental descritiva descritiva teve como objetivo analisar as recomendações pedagógicas emitidas pelas Equipes Colaboradoras e registradas nos instrumentos de avaliação de visita in loco, com vistas à compreensão da eficácia da estratégia de acompanhamento e aconselhamento pedagógico adotada pelo Programa Segundo Tempo. Para tanto, foram utilizados como fontes de dados 260 instrumentos de avaliação presencial, elaborados com base no acompanhamento e assessoria pedagógica das Equipes Colaboradoras e nos convênios atendidos pelo Programa Segundo Tempo. Para o tratamento dos dados utilizou-se a estatística descritiva e a técnica de análise de conteúdo. Observou-se que o apoio pedagógico das Equipes Colaboradoras é uma ação importante para a organização do trabalho nos convênios para atendimento às diretrizes pedagógicas do programa, indicando a relevância desta estratégia para a qualificação do serviço oferecido no núcleo esportivo educativo . A modalidade de conclusão significa que a estratégia adotada pelo programa para acompanhar e orientar o trabalho pedagógico se coloca como ação essencial para a qualificação da proposta pedagógica do Programa Segundo Tempo.