Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar se a prática de atividade física na idade pré-escolar (3-5 anos) é preditiva desse comportamento após o ingresso na idade escolar (5-7 anos). Estudo longitudinal, de base escolar, com 700 crianças matriculadas em escolas públicas e privadas da cidade de Recife, Pernambuco, avaliadas em 2010 e acompanhadas em 2012. As variáveis ​​do estudo foram o tempo gasto em jogos e brincadeiras ao ar livre (medida referida pelos pais / responsáveis ​​pelas crianças através de questionário aplicado como entrevista) e o nível de atividade física (medida objetiva obtida pelo acelerômetro Actigraph). A última medida foi extraída de uma subamostra (n = 98) de crianças. Para análise dos dados, foi utilizada regressão logística binária. As crianças que passaram mais de 60 minutos por dia nesse tipo de atividade apresentaram 45% mais chances de manter esse comportamento após a idade escolar (OR = 1,45, IC 95% 1,02-2,07, p = 0,04). Além disso, as crianças que apresentaram medida global de 300+ contagens / minuto de NAF em 2010 apresentaram 173% mais chances de manter esse nível de atividade física após a idade escolar (OR = 2,73, IC 95%, 98-7,59, p = 0,06 ) Verificou-se que a prática de atividade física na idade pré-escolar é preditora desse comportamento após o ingresso na idade escolar. Sugere-se o desenvolvimento de campanhas para informar pais e professores sobre a importância da adesão precoce às recomendações de atividade física. as crianças que apresentaram medida global de 300+ contagens / minuto de NAF em 2010 tiveram 173% mais chances de manter esse nível de atividade física após a idade escolar (OR = 2,73, IC 95%, 98-7,59, p = 0,06). Verificou-se que a prática de atividade física na idade pré-escolar é preditora desse comportamento após o ingresso na idade escolar. Sugere-se o desenvolvimento de campanhas para informar pais e professores sobre a importância da adesão precoce às recomendações de atividade física. as crianças que apresentaram medida global de 300+ contagens / minuto de NAF em 2010 tiveram 173% mais chances de manter esse nível de atividade física após a idade escolar (OR = 2,73, IC 95%, 98-7,59, p = 0,06). Verificou-se que a prática de atividade física na idade pré-escolar é preditora desse comportamento após o ingresso na idade escolar. Sugere-se o desenvolvimento de campanhas para informar pais e professores sobre a importância da adesão precoce às recomendações de atividade física.

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