Editora Insular. Brasil 2011. 288 páginas.

Sobre

Colaboradores: Ercy José Soar, Denise Franco Duque, Lourival Baptista Neto -

Este livro, escrito com rigoroso critério científico e linguagem acessível harmonizando teoria e prática, aborda tanto a normalidade quanto as patologias dos adolescentes em seu ambiente sociocultural. Sobretudo, traz a experiência de autores e colaboradores, que durante muitos anos vêm escrevendo, estudando, pesquisando, convivendo em consultório ou em instituições com jovens. Maior ênfase é dada à adolescência normal, que não necessariamente frequenta consultórios de médicos ou psicólogos, na busca da essência do que se passa no psiquismo adolescente - no momento em que este transita do mundo da infância para o de um "quase adulto" - e dos possíveis transtornos psiquiátricos e emocionais que levam ao sofrimento.
"Ao mesmo tempo em que os adolescentes solicitam tudo, numa dependência explícita, pedem que lhes deixemos em paz. Ao mesmo tempo em que reivindicam que lhes deixemos a sós, solicitam ser escutados e amados. A ambivalência é, seguramente, o sentimento mais presente nos adolescentes. Nem sempre o sim é sim, nem sempre o não é não. Se nós, adultos, aprendermos a entender suas ambivalências e ambiguidades, certamente teremos dado um passo importante para conviver com estes misteriosos e invejados seres humanos."

Leitura obrigatória para adolescentes, pais, professores, autoridades gestoras da educação, comunicadores da mídia e, acima de tudo, respeito pelos jovens, portadores de distúrbios ou não.

A adolescência é um processo complexo e altamente mutável e, para sua adequada compreensão, requer uma abordagem integral e que contemple os fenômenos individuais (psicobiológicos), familiares e sociopolíticos de um determinado contexto e em certo período de tempo. Baptista, Osório e colaboradores logram expor a adolescência atual desta área do mundo com uma notável clareza e sob uma ótica que denota um profundo compromisso com a verdade, um grande amor aos jovens e uma admirável valentia.
Este não é um livro sobre "aborrecentes". Sua leitura, válida tanto para profissionais do campo da saúde mental como para pedagogos, médicos e, inclusive, pais, coloca-nos ante a complexa encruzilhada em que se encontram não só os adolescentes, mas também os adultos, no limiar do novo milênio, tendo que criar novos caminhos em contextos sociopolítico e econômicos extremamente complexos. Analisam os autores a crise de valores que rege, no âmbito educacional, a necessidade de resgatar a "educação para a vida", sobrepujando os objetivos imediatistas centrados no "passar no vestibular" ou no "preparar-se para entrar no mercado de trabalho".
Nesta obra, os autores procuram sair dos habituais intentos de encontrar soluções "extremistas" e nos abrem novos questionamentos acerca de como enfrentar o problema das drogas sob uma ótica nem ingênua e nem simplista. Em síntese, este é um texto para a segunda década do terceiro milênio, que deve ser lido, pensado, estudado e desfrutado.
Eduardo Kalina*
* Psiquiatra e Psicanalista. Professor do Master em Prevención y Asistencia de las Drogadependencias de la Universidad del Salvador - Buenos Aires. Presidente do Capítulo de Psiquiatria Biológica da Associação de Psiquiatria da Argentina

Francisco Baptista Neto
Médico psiquiatra. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, com especialização em Terapia Familiar no Hanneman College Philadelfia - EUA. Psicoterapeuta de orientação psicanalítica, grupoterapeuta, terapeuta de adolescentes e famílias. Foi vice-presidente da Associação de Psiquiatria e Psicologia da Infância e do Adolescente da Bahia; secretário-geral do Fórum Pan-Americano para o Estudo da Adolescência; superintendente da Fundação Catarinense do Bem-Estar do Menor (Fucabem); presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria; membro efetivo do Conselho Federal de Entorpecentes (Confen), como representante do Ministério da Justiça e da Associação Médica Brasileira. Autor, entre outros livros, de Aprendendo a Conviver com Adolescentes, em co-autoria com Luiz Carlos Osorio, Somos todos criminosos ou desonestos? e Drogas: Por que as pessoas usam? É possível prevenir?, todos pela Editora Insular, além de vários artigos sobre adolescentes.

Luiz Carlos Osorio
Médico psiquiatra. Graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com especialização em Terapia Familiar no Instituto di Terapia Familiare de Roma, Itália. Psicanalista titulado pela IPA, grupoterapeuta, terapeuta de adolescentes e famílias. Foi fundador e primeiro presidente da Sociedade de Neurologia e Psiquiatria Infantil do Rio Grande do Sul, vice-presidente da Associação Brasileira de Neuropsiquiatria Infantil (Abenepi), presidente do Fórum Pan-Americano para o Estudo da Adolescência, vice-presidente da International Society for Adolescent Psychiatry. Autor de vários livros e artigos sobre adolescentes.

Ercy Jose Soar
Médico psiquiatra e psicoterapeuta. Mestre em Psicologia e doutor em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor de Saúde Mental da U niversidade do Sul de Santa Catarina. Médico psiquiatra e psicoterapeuta.
Denise Franco Duque Psicóloga Clínica. Psicoterapeuta de casais família e adolescentes: fundadora e diretora do Familiare Instituto Sistêmico.

Lourival Baptista Neto
Médico psiquiatra. Especialista em psiquiatria, pela Universidade de Miami, e em criança e adolescentes, pela Universidade de Havard. Membro da Associação Americana de Psiquiatria e da Associação Americana de Psiquiatria Infantil. Ex-diretor do serviço de Interconsulta do Boston Childrens Hospital da Universidade de Harvard - EUA. Atual Diretor das Clínicas de Psiquiatria Infantil e do Adolescente da Universidade de Colúmbia - EUA.

Acessar