Resumo

Introdução: o índice de massa corporal (IMC) e a agilidade são indicadores de condições físicas relacionadas ao desempenho, tanto físico quanto esportivo. No contexto escolar o esporte é utilizado como prática pedagógica, diferente do universo esportivo onde a competitividade é estimulada. Objetivo: associar a agilidade motora a prática de esportes, a aptidão cardiorrespiratória e a composição corporal de escolares da rede pública da Zona Leste de SP. Método: a amostra foi composta por 121 escolares, sendo 66 meninos e 55 meninas, com idade entre 11 e 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental II. Para a composição corporal foi mesurado o peso corporal (kg), estatura (cm) e IMC (Kg/m2); na aptidão cardiorrespiratória foi utilizado o Yoyo Test 2 (ml/kg.min); na prática de esportes o questionário (Diet and lifestyle questionnaire); e na agilidade o teste Shuttle Run (sg). Análise estatística: para normatização dos dados foi utilizado Kolmogorov Smirnov e para as associações foi utilizado o coeficiente de correlação de Sperman rho. Foi adotado um nível de significância de p <0,05. Resultados: foi observada nas meninas (-,36) e nos meninos (-,29) correlação negativa entre agilidade e Vo2, e, nos meninos (-,34) correlação negativa entre agilidade e a idade. Entre agilidade e as demais variáveis (idade - meninas, IMC e prática de esportes) não houve correlação significativa (tabela 1). Conclusão: para a amostra estudada, pode-se considerar que a agilidade está relacionada com o Vo2 (ambos os sexos) e a idade (meninos), sendo inversamente proporcionais. Pode-se considerar também, que a agilidade não está relacionada com o IMC e prática de esportes. 

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