Resumo

Este estudo trata-se de uma autoetnografia que configura-se como pesquisa do cotidiano de uma certa realidade, é uma analise sistemática da experiência pessoal, a fim de compreender a experiência cultural. Para tal, apresentamos enquanto objetivo analisar como se constitui a dimensão pedagógica no ensino da natação num espaço não escolar, reconhecendo, em minha própria prática, a relação entre os sujeitos envolvidos no processo. Para dar conta de tal objetivo, detalhamos algumas intencionalidades: reconhecer contribuições teóricas sobre o ensino da natação como esporte individual; identificar como é construída a ação pedagógica nas minhas aulas de natação e como se constrói a relação com outros sujeitos neste processo de ensino. Desta maneira, tive a possibilidade de investigar minha própria prática pedagógica em meu ambiente de atuação profissional. Por ter a liberdade de dar sentido às experiências vivenciadas no contexto das aulas através da interpretação da realidade, foi possível utilizar as contribuições da pesquisa qualitativa levando-se em consideração seus pressupostos. E para tornar possível a obtenção dos dados da pesquisa, as informações foram organizadas em registros nos diários de campo. Sendo assim, para concretizar a interpretação das informações obtidas, foi utilizada a análise de conteúdo categorial por temática. Foi possível identificar no que concerne a dimensão pedagógica que minhas aulas são pautadas de estratégias para tornar possível a construção do conhecimento, através músicas, brincadeiras, da afetividade e do diálogo. Estes últimos considero serem fundamentais no processo de ensino aprendizagem, principalmente em minha realidade nas aulas de natação. A psicomotricidade tem grande influencia nos conteúdos vivenciados nas aulas, fazendo com que as temáticas vivenciadas extrapolem a aprendizagem dos quatros nados da natação, focando no aprendizado de forma integral. Sendo assim a dimensão pedagógica nas minhas aulas não foca na técnica, mas proporciona caminhos prazerosos através da ludicidade para proporcionar um aprendizado mais significativo.

O trabalho não possui divulgação autorizada
 

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