Resumo
Nascido a 22 de Agosto de 1937, no Rio de Janeiro, neto dos migrantes portugueses Maria Rosa Gomes (Rio Tinto, Porto) e José Gomes de Faria (Barcelos), completou uma licenciatura dupla em Educação Física, pela Universidade do Brasil, e em Pedagogia, pela Universidade Gama Filho. Obteve o Doctorat en Education Physique, com grand distinction, pela Université Libre de Bruxelles (1977 a 1980).
A partir de então contribuiu decisivamente para a estruturação académica e científica da formação e investigação em Educação Física e Desporto nas Universidades do Brasil; os seus trabalhos encontraram igualmente eco em Portugal. De grande relevância e sentido inovador é também o facto de ter iniciado no espaço lusófono as abordagens em torno da problemática da terceira idade
Em 1987 procura a direção do ISEF (atualmente FADEUP) da Universidade do Porto, movido pela ideia de criar um movimento na área das Ciências do Desporto e da Educação Física que contribuísse para a criação da Comunidade Lusófona e para a difusão desta em todo o Mundo. Com base nessa parceria dinamiza a realização do I Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que se realiza na Universidade do Estado do Rio de Janeiro em Agosto de 1989. O movimento conheceu, desde essa altura, um sucesso extraordinário, podendo dizer-se com toda a justiça que está na origem da extensa cooperação que hoje se regista nessa área, envolvendo o Brasil e Portugal e também os outros Países Lusófonos. É ainda irrecusável que o movimento em causa impulsionou as relações de cooperação entre as universidades portuguesas e brasileiras noutras áreas.
Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e dirige o IMMA – Instituto de Educação Gerontológica, uma organização não governamental que criou e financia com o seu património pessoal.