Resumo

Embora o Brasil possua o melhor futebol do mundo e represente um grande negócio para os seus investidores, nota-se que a maioria dos clubes ligados a este esporte precisa avançar em relação a profissionalização de sua gestão. Mediante este cenário, surgiu o interesse da realização deste estudo que, por sua vez, teve como propósito avaliar o alinhamento estratégico dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro ao ambiente de negócios do futebol. Para um primeiro contato com a situação a ser pesquisada, foi realizado um estudo exploratório a fim de descrever o ambiente de negócios do futebol no qual os dois clubes estão inseridos. Na fase seguinte, conduziu-se uma pesquisa descritiva qualitativa junto aos gestores dos clubes analisados, procurando identificar a estrutura, a dinâmica e as estratégias gerenciais utilizadas na administração dos mesmos. Por fim, procurou-se verificar o alinhamento estratégico dos clubes ao seu Ambiente de Negócios. Com base nos resultados da pesquisa, constatou-se que o Cruzeiro Esporte Clube, além de apresentar um número maior de variáveis alinhadas ao seu Ambiente de Negócios, tem procurado ajustar os seus recursos e seus processos com as estratégias de atuação no mercado. O Clube Atlético Mineiro, por sua vez, dispõe de um número menor de variáveis alinhadas ao ambiente de negócios decorrentes de instabilidades internas verificadas no período, bem como a falta de títulos significativos nos campeonatos que disputou.

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