Alterações causadas pelo treinamento concorrente e jejum intermitente na composição corporal, consumo alimentar e desempenho aeróbio de ratos.
Por Henrique Izaias Marcelo (Autor), Paulo Henrique Aleixo (Autor), Rodrigo Viotto Orbolato (Autor), Rafael Pereira da Silva (Autor), Francis Lopes Pacagnelli (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência & Movimento v. 30, n 4, 2022.
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as alterações impostas pelo treinamento concorrente junto ao jejum intermitente sobre a composição corporal, consumo alimentar e desempenho aeróbio de ratos. A amostra foi composta por 39 ratos machos adultos (150 dias) da raça Wistar, distribuídos em quatro grupos (n=39), sendo estes: controle (C [n=12]), controle jejum (CJ [n=11]), treinamento (T [n=8]) e treinamento jejum (TJ [n=8]). O protocolo de treinamento concorrente consistiu em 30 minutos de exercício aeróbio (natação) à 80% do limiar anaeróbio e 4 séries de 10 exercício anaeróbio (saltos) com 50% do peso corporal como carga. Os treinamentos ocorreram sempre 1 hora antes do término do período de jejum. Ao todo, foram 12 seções de treinamento, realizadas 3 vezes por semana, durante 4 semanas, em dias não consecutivos. O protocolo de jejum intermitente foi caracterizado pela restrição alimentar de 12 horas, iniciando às 21:00 e encerrando às 9:00 e o consumo de água foi livre para todos os grupos. Após intervenção, os animais, já eutanasiados, foram pesados em uma balança de precisão e então foram feitos os cálculos para obtenção do Índice de Lee. Todos os procedimentos adotaram o valor de significância de 5% (p<0,05). Os resultados demonstraram que os animais do grupo TJ tiveram diminuição significativa da massa corporal e do tecido adiposo, em relação aos demais grupos (p<0,05). Em relação ao peso do coração, não houveram diferenças significativas entre os grupos (p<0,05). Os animais do grupo CJ tiveram diminuição do Índice de Lee (p<0,05). Sobre a glicemia, não houveram alterações significativas e o grupo CJ demonstrou maior consumo alimentar, em relação aos demais grupos (p<0,05). Por fim, o estudo concluí que a prática do treinamento concorrente junto ao jejum intermitente proporciona diminuição da massa corporal e do tecido adiposo de ratos.