Resumo


Este artigo é oriundo de um estudo sobre os currículos de formação superior em Educação Física da ESEF/UFRGS em 70 anos de existência. O objetivo geral foi evidenciar elementos que mobilizaram alterações curriculares marcantes ao longo deste período. Realizamos um mapeamento das grades curriculares de 1941 a 2010 por meio dos seguintes documentos: registros de graus, catálogos de cursos, página da UFRGS na internet entre outros. Através de análise documental destacamos seis “pontos de tensão” que se constituíram a partir de, e ao mesmo tempo mobilizaram, importantes alterações curriculares. Concluímos que a federalização da escola em 1970, as mudanças curriculares de 1987 e a divisão licenciatura/bacharelado em 2005 foram os momentos nos quais aconteceram as alterações estruturais mais significativas nos cursos da ESEF. No presente artigo nos concentramos na revisão de literatura que realizamos para o referido estudo sobre os 70 anos da ESEF/UFRGS, que inclui a discussão de currículo de formação profissional na Educação Física brasileira e os artigos que abordam direta ou indiretamente os currículos da ESEF/UFRGS.
 

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