Alterações Curriculares de Uma Escola Septuagenária: Uma Revisão dos Estudos Sobre Currículo de Formação Superior em Educação Física
Por Cibele Biehl Bossle (Autor), Alex Branco Fraga (Autor), Rute Viégas Nunes (Autor), Ana Paula Pagliosa Bastos (Autor), Felipe Freddo Breunig (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Este artigo é oriundo de um estudo sobre os currículos de formação superior em Educação Física da ESEF/UFRGS em 70 anos de existência. O objetivo geral foi evidenciar elementos que mobilizaram alterações curriculares marcantes ao longo deste período. Realizamos um mapeamento das grades curriculares de 1941 a 2010 por meio dos seguintes documentos: registros de graus, catálogos de cursos, página da UFRGS na internet entre outros. Através de análise documental destacamos seis “pontos de tensão” que se constituíram a partir de, e ao mesmo tempo mobilizaram, importantes alterações curriculares. Concluímos que a federalização da escola em 1970, as mudanças curriculares de 1987 e a divisão licenciatura/bacharelado em 2005 foram os momentos nos quais aconteceram as alterações estruturais mais significativas nos cursos da ESEF. No presente artigo nos concentramos na revisão de literatura que realizamos para o referido estudo sobre os 70 anos da ESEF/UFRGS, que inclui a discussão de currículo de formação profissional na Educação Física brasileira e os artigos que abordam direta ou indiretamente os currículos da ESEF/UFRGS.