Resumo

O objetivo foi analisar as percepções de estudantes universitários de Educação Física, em diferentes níveis de progressão no curso, sobre o ambiente de ensino-aprendizagem na formação inicial. Um total de 273 estudantes (bacharelado n=150; futuros professores n=123) do curso de Educação Física, de uma universidade pública do estado de Santa Catarina, Brasil, responderam à versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Física. Educação. O teste Qui-quadrado foi utilizado para analisar as associações entre o nível de progressão dos alunos nos cursos e suas percepções sobre o ambiente de formação inicial. Os resultados indicaram o uso predominante de aulas/experiências práticas e avaliações teóricas escritas como estratégias de ensino-aprendizagem, especialmente nas fases iniciais. As experiências pouco frequentes de observação, e a aprendizagem através da prática ou da observação foi o papel assumido, especialmente evidenciado nos semestres finais. Embora os alunos percebam o seu nível de participação como sendo maioritariamente ativo, indicaram que os professores são os principais responsáveis ​​pela tomada de decisões. Concluímos que a formação inicial em Educação Física na universidade investigada precisa reconsiderar determinadas práticas de ensino-aprendizagem para aumentar o envolvimento e a responsabilidade do aluno no próprio processo de formação.

Acessar