Ambiente de ensino-aprendizagem na formação inicial universitária
Por Juarez Vieira do Nascimento (Autor), Willian Alexandre Marchetti Moura (Autor), Allana Alexandre Cardoso (Autor), Vitor Ciampolini (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
O objetivo foi analisar as percepções de estudantes universitários de Educação Física, em diferentes níveis de progressão no curso, sobre o ambiente de ensino-aprendizagem na formação inicial. Um total de 273 estudantes (bacharelado n=150; futuros professores n=123) do curso de Educação Física, de uma universidade pública do estado de Santa Catarina, Brasil, responderam à versão adaptada do Questionário de Avaliação do Ambiente Percebido da Formação Inicial em Física. Educação. O teste Qui-quadrado foi utilizado para analisar as associações entre o nível de progressão dos alunos nos cursos e suas percepções sobre o ambiente de formação inicial. Os resultados indicaram o uso predominante de aulas/experiências práticas e avaliações teóricas escritas como estratégias de ensino-aprendizagem, especialmente nas fases iniciais. As experiências pouco frequentes de observação, e a aprendizagem através da prática ou da observação foi o papel assumido, especialmente evidenciado nos semestres finais. Embora os alunos percebam o seu nível de participação como sendo maioritariamente ativo, indicaram que os professores são os principais responsáveis pela tomada de decisões. Concluímos que a formação inicial em Educação Física na universidade investigada precisa reconsiderar determinadas práticas de ensino-aprendizagem para aumentar o envolvimento e a responsabilidade do aluno no próprio processo de formação.