Resumo

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que apresentamos os Anais do IV Fórum Internacional de Ginástica Geral, realizado de 23 a 26 de Agosto de 2007, nas dependências do SESC Campinas. Este evento, atualmente considerado uma referência da Ginástica Geral na América Latina com significativa repercussão internacional, é organizado desde 2001, pelo SESC - Serviço Social do Comércio - Campinas, em parceria com a Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, representada pelo Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral e com apoio da ISCA - International Sport and Culture Association.

O tema geral escolhido para esse ano, “Ginástica Geral: identidades e práticas coletivas”, foi inspirado nas apresentações de grande área, nas quais centenas e, muitas vezes, milhares de pessoas se reúnem para mostrar um trabalho coletivo. Nesse espetáculo, em que cada indivíduo é uma pequena parte, imprescindível, para a realização do todo, cada identidade individual se une para criar a identidade grupal ou coletiva num projeto conjunto. O sentimento de união, de força, de pertencer a uma coletividade com gostos e desejos similares, transforma a Ginástica Geral num ambiente de encontro, de troca de experiências, de fonte de criatividade e realização.

Nesses Anais, além das conferências e palestras, são encontrados os textos, na íntegra, de 80 trabalhos de pesquisa apresentados em formato de pôsteres, vídeo-pôsteres e mostras pedagógicas. A programação geral do evento, assim como informações sobre os mais de 50 grupos de Ginástica Geral participantes dos 4 festivais, também estão disponíveis, além das minutas dos Encontros Preparatórios do Fórum, realizados nos meses que o antecederam.

A presença de grupos do Chile, Peru, Uruguai e Alemanha, além de grupos e congressistas de vários estados brasileiros, proporcionam a integração de culturas diversas e estimulam a formação e a prática da Ginástica Geral no Brasil e no continente americano. Palestrantes e professores de renome, vindos de países com grande tradição na ginástica como Dinamarca, República Checa e Alemanha, encontram-se com professores e pesquisados brasileiros e latino-americanos, num ambiente de informação, intercâmbio, reflexão, discussão e difusão da Ginástica Geral.

No momento em que a denominação “Ginástica para todos” passa a ser discutida e futuramente incorporada, em substituição à Ginástica Geral, o IV Fórum Internacional de Ginástica Geral reforça seu objetivo de tornar o acesso à informação cada vez mais “para todos” e assim favorecer a prática da Ginástica Geral para o maior número possível de pessoas, sem seleção, sem competição, respeitando a individualidade de cada um, num movimento em favor do coletivo, do social, da participação.

Elizabeth Paoliello

Comissão Organizadora Grupo de Pesquisa em Ginástica Geral Faculdade de Educação Física - UNICAMP 

Acessar Arquivo