Resumo

APRESENTAÇÃO

É com imensa satisfação que apresentamos o IX Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), realizado de 18 a 21 de outubro de 2018 na cidade de Campinas, São Paulo, Brasil.

A continuidade deste evento, que há 17 anos vem sendo realizado e que se consolidou como uma referência nacional e internacional, deve-se principalmente ao empenho e dedicação das duas instituições parceiras: o Serviço Social do Comércio (Sesc SP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O apoio da ISCA - International Sport and Culture Association, merece destaque nessa trajetória.

Nesta edição, a Unicamp celebra os 25 anos do Grupo de Pesquisa em Ginástica (FEF – Unicamp), dos quais aproximadamente 20 incluíram este grande projeto que é o Fórum. É com grande satisfação que constatamos, a cada edição, o crescimento e a qualificação das pesquisas relacionadas à área, assim como, da prática da Ginástica para Todos (GPT) nos vários segmentos da sociedade, respaldados e fortalecidos por essa produção, que advém das três unidades da Unicamp parceiras neste evento: Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA - nesta edição também como realizadora), Faculdade de Educação Física (FEF) e a Faculdade de Educação (FE).

O Sesc reconhece a importância deste evento pois, a partir dele, a Ginástica para Todos se difundiu e continua em expansão nas diversas unidades, a partir da realização de festivais, capacitações e cursos permanentes, que serão apresentados no programa desta edição. Também a parceria com instituições nacionais e internacionais, que acreditam na GPT como uma prática educativa, acessível, prazerosa e integrativa, renova-se a cada edição. 

Acessar Arquivo