Resumo

APRESENTAÇÃO
Na sequência dos eventos no Rio de Janeiro, Lisboa e Maputo, o Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto e o Centro de História da Universidade de Lisboa organizam o VI Encontro Internacional Desporto e Lazer em África, a ter lugar a 22 e 23 de junho de 2022, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal. Associam-se à organização deste evento o Sport – Laboratório de História do Esporte e Lazer, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Núcleo de Estudos Africanos, da Universidade Federal Fluminense, a Faculdade de Letras e Ciências Sociais e a Escola Superior de Ciências do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane e, ainda, a Universidade Pedagógica de Maputo. O objetivo destes encontros é promover a troca de experiências, opiniões e reflexões entre investigadores e estudantes interessados nas múltiplas manifestações e implicações das práticas de lazer e desportivas no continente africano.
Nesta sexta edição, o tema central é O Desporto, o Lazer e a Construção da Ideia de Nação no Continente Africano. A um tempo linguagem universal e elemento da cultura popular, o desporto tornou-se veículo de interação social e esteio de pertenças grupais, afirmando-se como uma poderosa ferramenta de identificação política, mormente, em África onde se substituiu às ideologias nesse papel político e social. Mesmo se, inconfessadamente, os governos abdicaram de ideologias e aderiram às manifestações desportivas, mais cruciais do que qualquer outro discurso para cimentar, se não a nação, pelo menos o estado. Num momento em que os nacionalismos ressurgem no cenário internacional, de forma polémica e conflituosa, esperamos lançar um olhar para o passado e o presente das práticas desportivas e de lazer para melhor compreender como tais práticas estiveram (e estão) imbricadas na forja de discursos sobre as nações de África, validando-lhes, por exemplo, a aparência de perenidade que os discursos e as práticas políticas nem sempre lhes conferem.
Espera-se que esta edição do encontro Desporto e Lazer em África contribua para o acúmulo de saber sobre a pluralidade das vivências desportivas e de lazer em África e para a renovação do olhar analítico e crítico do desporto e do lazer no continente africano.

Arquivo