Resumo

Este estudo analisa a produção do conhecimento sobre os termos Cultura e Interculturalidade a partir dos trabalhos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências Esporte (CONBRACE) no grupo de trabalhos temático (GTT) Corpo e Cultura e (GTT) Escola, no ano de 2021. Diante do exposto, surge a preocupação de investigar como os termos “cultura” e “interculturalidade” são evidenciados nos trabalhos apresentados no principal evento científico da área de educação física (CONBRACE), mais especificamente no GTT “corpo e cultura” e “escola”, a partir das seguintes questões norteadoras: Que definições estão presentes nos trabalhos? Quais temas estão associados aos estudos sobre cultura e interculturalidade? Adotamos a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, segundo Flick (2013). Para o levantamento dos trabalhos foram realizadas buscas nos anais da edição do ano de 2021, no GTT “corpo e cultura” e “escola” do CONBRACE. Os descritores utilizados para seleção dos trabalhos foram cultura e interculturalidade. Encontramos 21 trabalhos, sendo que 19 abordaram o termo cultura e 2 interculturalidade, os quais foram submetidos aos procedimentos técnicos da análise de conteúdo (BARDIN, 2010).

Acessar