Análise da Dança Como Conteúdo Estruturante da Educação Física nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná
Por Edmara Cristina Bonetti Buogo (Autor), Larissa Michelle Lara (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 33, n 4, 2011. Da página 873 a 888
Resumo
O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.