Resumo

As abordagens pedagógicas na Educação Física emergem como apreensão teórico-metodológica, permitindo a construção de conhecimentos na relação da ensinagem e significação da Educação Física Escolar. É importante conhecer a relação didática nas aulas de Educação Física como elemento de reflexividade da práxis pedagógica e formação discente. O objetivo do estudo foi analisar as abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de Educação Física da rede municipal da cidade de Canindé, a fim de estabelecer reflexões sobre a práxis pedagógica e atividade formadora. O caminho metodológico envolveu uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa cujo método foi um estudo de caso. O cenário investigado compreendeu as escolas públicas municipais da cidade de Canindé, Ceará, Brasil. A amostra foi constituída por professores de Educação Física da rede municipal cujo ensino estava vinculado às séries finais do ensino fundamental, totalizando treze (n=13). Como instrumento de coleta utilizou-se a aplicação de questionário semiestruturado. A análise interpretativa foi feita pela triangulação dos dados. Entre as abordagens mais utilizadas estão a abordagem dos Jogos Cooperativos com 19%, seguida da abordagem dos Parâmetros Curriculares Nacionais com 15% e abordagem da Psicomotricidade com 13%. As abordagens críticas, revelaram-se em 10% no âmbito da Crítica-Superadora e 4% na Crítica Emancipatória. Evidencia-se, uma práxis pedagógica e atividade formadora sistematizada e ancorada sobre teorias psicológicas e sociológicas, com sobreposição para a cultura lúdica cooperativa. Ao mesmo tempo, ainda se encontra em desvelamento a apreensão de teorias filosóficas e sociológicas estreitados a concepção política da Educação Física que evidenciem a formação crítica.

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