Análise das Affordances no Contexto de Crianças de 3 a 42 Meses de Idade
Por Zenite Machado (Autor), Maria Helena da Silva Ramalho (Autor), Patrik Felipe Nazario (Autor), Glauber Carvalho Nobre (Autor), João Otacílio Libardoni dos Santos (Autor).
Em XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Objetivos:
O objetivo do estudo é investigar as affordances (oportunidades) do ambiente imediato (moradia) de crianças de 3 a 42 meses de idade.
Métodos e Resultados:
A amostra foi constituida por 71 crianças (43 masc. e 28 fem.) que frequentam creches públicas. O instrumento utilizado para avaliar as potencialidades que o ambiente doméstico para o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças foi o Affordances in the Home Environment for Motor Development (AHEMD-IS), desenvolvido por Rodrigues, Saraiva e Gabbard (2005). Para a análise estatística utilizaram-se os seguintes parâmetros da estatística descritiva: frequência, percentual e média. O nível de escolaridade dos pais e das mães é, prioritariamente, o ensino médio (58% e 59,2%) e a renda familiar em 60% dos casos é igual ou inferior a R$1.500,00 reais. Os resultados obtidos nas cinco categorias foram: espaço exterior: fraco (36,6%); espaço interior: muito bom (69,0%); variedade de estimulação: muito boa (35,2%); provisão de materiais para motricidade fina: muito fraca (45,1%); provisão de materiais para motricidade grossa: muito fraca (56,3%). O AHEMD total classificou-se como médio (X = 11,23). A renda familiar parece ser determinante da fraca provisão de materiais para motricidade fina e grossa.
Conclusão:
Conclui-se que o ambiente doméstico das crianças investigadas não é por excelência promotor de desenvolvimento de habilidades motoras.