Resumo


A construção dos saberes dos profissionais é fruto de conhecimentos científicos, considerados aqueles adquiridos pelos processos de formação acadêmica e também de conhecimentos técnicos de saberes da ação, como aquelas habilidades adquiridas na experiência de vida, profissional e nas relações sociais. Este estudo tem por objetivo compreender como se constitui a construção de saberes dos profissionais que atuam em um programa que propõem às comunidades, durante o período das férias escolares, atividades de lazer que contemplem vivências culturais em jogos e brincadeiras, esportes e artes. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com oitos profissionais com formação em educação física, psicologia e serviço social e que atuam em um dos territórios que desenvolve o programa. A análise dos dados permitiu identificar que a formação acadêmica interfere nos processos de atuação profissional, uma vez que os profissionais recorrem à formação científica para apresentarem suas visões sobre o lazer e a maneira como formulam estratégias de ação no programa. Além disso, as experiências no ambiente de trabalho, familiar e as relações sociais são de fundamental importância para o enfrentamento dos problemas profissionais, considerando que essas vivências possibilitam construir saberes a partir do encontro com o outro.
 

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