Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as diferenças e semelhanças entre o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID – Educação Física – UNIMONTES, demonstrando quais as diferenças apontadas pelos acadêmicos durante suas vivências no cotidiano escolar tanto no PIBID quanto no estágio, bem como compreender a relação entre os acadêmicos e as escolas no momento dessa prática. Este estudo trata-se de uma pesquisa descritiva e de natureza qualitativa, tendo como população os acadêmicos do curso de Educação Física – Licenciatura da Universidade Estadual de Montes Claros, que estiveram inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID, nos Subprojetos oriundos do curso de Educação Física até o ano de 2013, que ainda estejam cursando a Licenciatura e, que já tenham passado por pelo menos um dos períodos do estágio curricular supervisionado em Educação Física. A amostra foi constituída por 30 acadêmicos/voluntários que integram ou integraram os Subprojetos de Educação Física. Em relação aos subprojetos de natureza interdisciplinar a entrevista foi realizada apenas com os acadêmicos da área de Educação Física. Como instrumento para coleta de dados desta pesquisa foi utilizada a Técnica de Entrevista Semiestruturada. Foram abordados temas relacionados à importância que a prática docente tem para a preparação do acadêmico ao mercado de trabalho, sendo ela vivenciada no PIBID ou no estágio. Através dos relatos dos acadêmicos foi possível constatar que a participação tanto no PIBID quanto no estágio contribuíram significativamente para sua formação docente, uma vez que oportunizam vivências antecipadas em relação à realidade escolar e profissional, auxiliando o futuro docente em possíveis dificuldades encontradas quando este, exercer o papel de professor.

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