Análise das Produções Sobre Formação e Capacitação dos Agentes Públicos Que Compõem o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (2009-2018)
Por Wendell Luiz Linhares (Autor), Paulo Sergio Ribeiro (Autor), Bruno Pedroso (Autor), Gonçalo Cassins Moreira do Carmo (Autor), Miguel Archanjo (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 6, n 3, 2019.
Resumo
O presente estudo parte da seguinte questão norteadora “como ocorre a política de formação continuada para os agentes públicos que trabalham com o esporte e o lazer?”. Objetiva-se identificar nos estudos realizados no Brasil, como tem se configurado o processo de formação continuada dos agentes que compõem o Sistema Nacional de Esporte e Lazer (SNEL) que atuam nas políticas públicas. Desta forma, optou-se pela utilização do Estado do Conhecimento (EC), a partir das seguintes bases de dados, Scielo, Scopus e Portal de Periódicos Capes, dentro de um recorte temporal de 2009 a 2018, partindo das seguintes palavras-chave nos idiomas inglês e português: 1) capacitação and esporte and lazer; 2) formação and agentes públicos and esporte and lazer. Ao realizar a busca, encontrou-se 159 produções, porém, apenas uma coadunou com o objetivo proposto. Por conseguinte, a análise da fonte coletada, deu-se de modo qualitativo, por meio da Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2016). Assim identificou-se que no que se trata da formação e capacitação dos agentes públicos que trabalham com esporte e lazer não existe uma agenda pública consolidada. Ainda, verificou-se pouca produção sobre a temática e a possibilidade da construção de estudos, visando sua reprodutibilidade em outros locais.