Resumo

A análise das pesquisas e estudos dos Programas de Pós-Graduação, por meio de dissertações e teses, possibilita apontar as lacunas e indicar novos caminhos na busca de conhecimentos relevantes às áreas pesquisadas (NASCIMENTO, 2010). Dessa forma, é de grande importância conhecer o que está sendo produzido na área do paradesporto, dentro dos da base de dados, por entender que estas produções constituem importante aporte como produto de ciência e evidenciam teorias, práticas, aplicações e delineamentos de pesquisa voltados às pessoas com necessidades especiais. Objetivo: Analisar a produção científica relacionada ao paradesporto no banco de teses e dissertações da CAPES. Método: O método de investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica, sendo que os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. O presente estudo compreendeu quatro fases distintas para o processo de coleta e análise dos dados, conforme sugerem Marconi e Lakatos (2008): identificação e localização, compilação, fichamento e análise dos dados. Foram excluídos os trabalhos duplicados. Resultados: Os resultados mostraram que desde 2007, foram publicados 35 trabalhos entre 27 dissertações e 08 teses. Na distribuição pelas regiões do país, 10 são de instituições universitárias da região Sul, 22 da região sudeste, 01 da região centro-oeste, 02 na região Nordeste e nenhum na região Norte. Referente aos anos de publicação, temos uma evolução em mais de 50% (19 artigos) nos últimos 4 anos. Por fim, dentro dos programas associados, apenas 7 pesquisas estão relacionadas ao eixo principal da Educação Física. Conclusões: Esta pesquisa teve como objeto de estudo, analisar as dissertações e teses desenvolvidas entre os anos de 2007 a 2022, situados na base de dados do portal da CAPES, e que versavam sobre a temática “Paradesporto”. Os resultados demonstraram que o índice de dissertações e teses desenvolvidas nos programas selecionados para o estudo, relacionado à temática “Paradesporto” ainda é incipiente, dentro do número de publicações anuais na Educação Física. Vale ressaltar que, dentre os programas relacionados, poucos são especialmente na educação física. A pesquisa evidencia a importância das pesquisas na área, bem como ressaltar a necessidade de aprofundar os motivos reais da lacuna existente.