Análise de componentes principais dos fatores de risco em adolescentes com excesso de peso antes e após um programa de intervenção
Por Luciana Tornquist (Autor), Debora Tornquist (Autor), Cézane Priscila Reuter (Autor), Jane Dagmar Pollo Renner (Autor), Miria Suzana Burgos (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciência e Movimento v. 29, n 4, 2021.
Resumo
O objetivo do estudo é verificar o agrupamento dos fatores de risco cardiometabólicos e as possíveis mudanças deste, após um programa de intervenção interdisciplinar realizado com adolescentes com sobrepeso/obesidade. Os sujeitos foram alocados em dois grupos: grupo intervenção e grupo controle. O grupo intervenção participou de um programa com a duração de seis meses, com sessões três vezes por semana, que incluiu sessões com exercícios físicos, orientações nutricionais e psicológicas. Foram realizadas avaliações antropométricas, pressão arterial, aptidão cardiorrespiratória e coleta sanguínea para avaliação da glicose e perfil lipídico, antes e após o período de intervenção. Análise de componentes principais foi realizada para verificar o agrupamento dos fatores de risco nos períodos pré e pós-intervenção. A análise fatorial agrupou os componentes em três fatores no momento pré-intervenção, no grupo intervenção, que representou 83,88% da variância total do modelo. Já, no grupo controle, no período pré e pós-intervenção, e na avaliação pós-intervenção do grupo intervenção, os componentes foram agrupados em dois fatores centrais, que explicam, respectivamente, 68,38%, 71,23%, 75,19% da variância total do modelo. O grupo intervenção apresentou mudanças no agrupamento das variáveis nos resultados pós-intervenção, em comparação com o pré-teste. Nenhum componente central, que inter-relacionasse todos os demais fatores, nas quatro análises realizadas, foi encontrado. Entretanto, as variáveis antropométricas aparecem como os componentes de maior carga fatorial, agrupadas no fator 1, em todas as análises realizadas, fator que explica a maior variância total em torno das variáveis iniciais.