Análise de Presença do Conhecimento Pedagógico Geral nas Práticas Pedagógicas dos Futuros Professores De
Por Daniel Marcon (Autor), Amândio Braga dos Santos Graça (Autor), Juarez Vieira do Nascimento (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Integrante da base de conhecimentos para o ensino, juntamente com os conhecimentos dos alunos, do conteúdo, pedagógico geral (CPG) e do contexto, o conhecimento pedagógico do conteúdo (CPC) é utilizado pelos estudantes-professores para tornar seu conhecimento do conteúdo compreensível e ensinável aos alunos. Diante disso, o estudo investigou como o CPG emerge nas práticas pedagógicas e influencia na construção do CPC dos futuros professores de Educação Física. Participaram do estudo de caso qualitativo, de delineamento longitudinal misto, quatro duplas de estudantes-professoras de um curso de Licenciatura em Educação Física, que representavam cada um dos quatro quartos do curso. As informações foram coletadas durante três semestres letivos por meio de entrevistas e questionários. As evidências indicam que os estudantes-professores, nos quatro grupos investigados, têm dificuldades para discernir e refletir sobre: as possibilidades de inserção da Educação Física nos projetos pedagógicos das escolas; o potencial de integração com os demais componentes curriculares; e as implicações de sua intervenção docente na formação dos alunos. As preocupações dos estudantes-professores relacionam-se com a própria aula, o alcance dos seus objetivos e a implementação das estratégias pedagógicas planejadas. As metas parecem ser estabelecidas para e buscadas em uma mesma aula, não repercutindo nas aulas subsequentes.