Análise do Desempenho em Atletas de Elite no Ironman Brasil Entre os Anos de 2003 a 2010.
Por Everton Crivoi do Carmo (Autor), Henrique Afonso Ramos (Autor), Licia Elias (Autor), Victor Tavares Alves (Autor), Carlos Ugrinowitsch (Autor), Valmor Tricoli (Autor), Hamilton Roschel (Autor).
Em Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (até 2003 Revista Paulista de Educação Física) v. 28, n 1, 2014. Da página 57 a 64
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a evolução no desempenho no "Ironman" Brasil entre os anos de 2003 a 2010. Adicionalmente, verificamos qual modalidade apresentou maior influência sobre o desempenho final na prova. Foram analisados os 10 primeiros colocados da categoria elite masculino de cada ano avaliado. As diferenças entre os tempos foram analisadas por ANOVA, seguida por "post-hoc" de Tukey. O coeficiente de correlação de Pearson foi empregado para investigar a associação entre o desempenho total e o desempenho nas diferentes modalidades isoladas. Os resultados mostraram não ter havido evolução no desempenho ao longo dos anos, sendo observada grande variação nos resultados. Foi observada, ainda, correlação entre o tempo de prova no ciclismo e o tempo total (r = 0,82; p < 0,01), sendo que o atleta com melhor tempo no ciclismo foi, também, o campeão da prova em 75% das vezes. Por fim, concluímos que não houve evolução no desempenho ao longo dos anos analisados. Adicionalmente, o ciclismo parece ser a modalidade determinante para o sucesso do atleta no "Ironman" Brasil.