Análise do Comportamento de Treinadores de Futebol: Um Estudo de Caso
Por Ronélia Oliveira Melo Viana (Autor), Alberto Lobato Góes Júnior (Autor), Alcides José Scaglia (Autor), João Cláudio Braga Pereira Machado (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
: O comportamento de treinadores dentro de contextos de treino ou competição, e a forma como fazem a gestão desses processos impactam no desenvolvimento de seus jogadores. Objetivo: Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar os principais comportamentos verbais utilizados por um treinador de futebol em uma escola esportiva. Metodologia: O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP e contou com a participação de um treinador de futebol da categoria Sub-11. Todos os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. Foi analisada uma sessão de treinamento, onde foi realizada a gravação de vídeo e de áudio, usando microfone lapela sem fio acoplamento à uma câmera de vídeo. Para análise da sessão e do comportamento do treinador, foi utilizado o Coach Analysis Intervention System (CAIS), que permite analisar comportamentos primários e secundários de treinadores. Resultados: Durante o estado da prática de transição, os principais comportamentos empregados pelo treinador foram silêncio (17%), questionamento (29%), resposta à pergunta (10%), gerenciamento direto (37%) e conferência ao assistente (7%). Já na prática da técnica, os recursos mais utilizados foram feedback geral positivo (16%), feedback corretivo (14%), instrução (20%), agitação (34%) e silêncio (16%). No jogo condicionado, o treinador lançou mão de feedback específico negativo (5%), feedback geral positivo (6%), instrução (45%), silêncio (18%) e questionamento (26%). Conclusão: Com esses dados, foi possível observar que em cada contexto o treinador expressa uma estratégia com maior proeminência. Estudos futuros podem utilizar essa mesma metodologia, porém envolvendo mais treinadores com intuito de compreender quais são as ações mais utilizadas e em quais contextos estas são empregadas.