Resumo

: O comportamento de treinadores dentro de contextos de treino ou competição, e a forma como fazem a gestão desses processos impactam no desenvolvimento de seus jogadores. Objetivo: Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar os principais comportamentos verbais utilizados por um treinador de futebol em uma escola esportiva. Metodologia: O estudo foi previamente aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNICAMP e contou com a participação de um treinador de futebol da categoria Sub-11. Todos os procedimentos éticos foram respeitados e estão de acordo com legislação vigente. Foi analisada uma sessão de treinamento, onde foi realizada a gravação de vídeo e de áudio, usando microfone lapela sem fio acoplamento à uma câmera de vídeo. Para análise da sessão e do comportamento do treinador, foi utilizado o Coach Analysis Intervention System (CAIS), que permite analisar comportamentos primários e secundários de treinadores. Resultados: Durante o estado da prática de transição, os principais comportamentos empregados pelo treinador foram silêncio (17%), questionamento (29%), resposta à pergunta (10%), gerenciamento direto (37%) e conferência ao assistente (7%). Já na prática da técnica, os recursos mais utilizados foram feedback geral positivo (16%), feedback corretivo (14%), instrução (20%), agitação (34%) e silêncio (16%). No jogo condicionado, o treinador lançou mão de feedback específico negativo (5%), feedback geral positivo (6%), instrução (45%), silêncio (18%) e questionamento (26%). Conclusão: Com esses dados, foi possível observar que em cada contexto o treinador expressa uma estratégia com maior proeminência. Estudos futuros podem utilizar essa mesma metodologia, porém envolvendo mais treinadores com intuito de compreender quais são as ações mais utilizadas e em quais contextos estas são empregadas.

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