Análise do Efeito Agudo de Jogos Eletrônicos de Movimento no Equilíbrio de Pessoas com Deficiência Intelectual e Síndrome de Down
Por Letícia de Castro Silva Monteiro (Autor), Ana Paula Salles da Silva (Autor), Gustavo de Conti Teixeira Costa (Autor).
Em XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE
Resumo
O estudo teve como objetivo analisar o efeito agudo dos Jogos Eletrônicos de Movimento no equilíbrio de pessoas com deficiência intelectual e com síndrome de Down. Participaram deste estudo 06 jovens/adultos com Deficiência Intelectual e com Síndrome de Down. A avaliação do equilíbrio ocorreu por meio da Escala de Equilíbrio de Berg, sendo realizada pré e pós intervenção, de 20 minutos, com a utilização do jogo eletrônico de movimento “Soccer Heading” - Nintendo Wii. Concluiu-se com esse estudo que os Jogos Eletrônicos de Movimento podem ser uma boa alternativa para melhorar o equilíbrio. Contudo, são necessários novos estudos com instrumentos e testes mais precisos e sensíveis, que permitam analisar variações de desempenho em pessoas com deficiência intelectual que possuem baixo comprometimento.