Resumo

O equilíbrio é a capacidade de manter a massa corpórea sob uma base de apoio, seja ela de forma estacionária ou em movimento (ALMEIDA, VERASeDOIMO, 2010). O equilíbrio subdivide-se em equilíbrio dinâmico e estático. O equilíbrio dinâmico (ED)é quando o corpo encontra-se em um movimento estável, ou seja, o movimento é controlado,sem alterações significantes na trajetória desejada mesmo quando da existência de perturbações ambientais (SHUMWAY-COOK e WOOLLACOTT, 2003).Os sistemas que contribuem para o desenvolvimento e manutenção do equilíbrio são o sistema vestibular, o sistema visual e o sistema somatossensorial que ocorre em diversos níveis do sistema nervoso central, o qual coordena e designa os estímulos e ativações adequadas à demanda de cada tarefa (ALVES et al.,2013; SILVA et al.,2013).O equilíbrio é passível deestimulação e consequenteaprendizagem, pois com a maturação neurológicaa criança é capaz de eliminar os estímulos incorretos,que podem dificultar a realização de tarefas edesta forma orientando os sistemas vestibular, visual e proprioceptivoao quede fatoé relevante à obtenção de uma execução satisfatória na habilidade (SÁ e PEREIRA, 2003)

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