Análise do Equilíbrio Dinâmico de Escolares
Por Equilíbrio Postural;estudantes (Autor), Marta Cristina Rodrigues da Silva (Autor), Rafael Cunha Laux (Autor), Heitor dos Santos Daronch (Autor), Rosalvo Luis Sawitzk (Autor), Sara Teresinha Corazza Kroth (Autor).
Em XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Conice - CONBRACE
Resumo
O equilíbrio é a capacidade de manter a massa corpórea sob uma base de apoio, seja ela de forma estacionária ou em movimento (ALMEIDA, VERASeDOIMO, 2010). O equilíbrio subdivide-se em equilíbrio dinâmico e estático. O equilíbrio dinâmico (ED)é quando o corpo encontra-se em um movimento estável, ou seja, o movimento é controlado,sem alterações significantes na trajetória desejada mesmo quando da existência de perturbações ambientais (SHUMWAY-COOK e WOOLLACOTT, 2003).Os sistemas que contribuem para o desenvolvimento e manutenção do equilíbrio são o sistema vestibular, o sistema visual e o sistema somatossensorial que ocorre em diversos níveis do sistema nervoso central, o qual coordena e designa os estímulos e ativações adequadas à demanda de cada tarefa (ALVES et al.,2013; SILVA et al.,2013).O equilíbrio é passível deestimulação e consequenteaprendizagem, pois com a maturação neurológicaa criança é capaz de eliminar os estímulos incorretos,que podem dificultar a realização de tarefas edesta forma orientando os sistemas vestibular, visual e proprioceptivoao quede fatoé relevante à obtenção de uma execução satisfatória na habilidade (SÁ e PEREIRA, 2003)