Análise do Educador Sobre Implantação de Cartões de Apoio Pedagógico no Programa Segundo Tempo
Por Edson Roberto de Souza (Autor), Alexandra Folle (Autor), Patrícia dos Anjos Souza (Autor), Ana Flávia Backes (Autor).
Em Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte v. 12, n 1, 2013.
Resumo
Estudo Quase-Experimental que avaliou a implantação de cartões de apoio pedagógico (CAP) no Programa Segundo Tempo (PST), adaptados dos Cartões Top Play e Top Sport. Os dados coletados em quatro núcleos do PST, por meio de observação, questionários e entrevistas, foram analisados no pacote estatístico SPSS, versão 13, com procedimentos descritivos de frequência simples, percentual, inferenciais por meio dos testes qui-quadrado e exato de Fisher, com p < 0,05 e por meio da análise de conteúdo de Bardin (1977), tendo como suporte o NVivo 9.0. Constatou-se que os CAP são apropriados pelos pesquisadores (75,5%) e educadores (72,7%), devendo ser assimilados no PST. Entretanto, é necessária a realização de cursos de capacitação para os educadores envolvidos para assegurar o domínio desta tecnologia.