Resumo

Este estudo organiza-se em torno das seguintes questões: como a Educação Física, e os profissionais da área têm sido representados e compreendidos nos seus espaços de atuação (escolas, academias, universidades), a partir da ilustração imagética dos memes? Quais elementos essas imagens evocam sobre o cotidiano e o profissional de Educação Física nos diferentes espaços de atuação? Assume como objetivo analisar, compreender e contextualizar os memes da internet enquanto reproduções imagéticas do profissional e do cotidiano da educação física. Para tanto optou-se, metodologicamente, pela iconografia e iconologia. Para tanto, foram extraídos 52 memes relacionados a área da educação física que foram produzidos e/ou compartilhados por duas redes sociais.  Desse modo, os resultados sinalizam que a utilização de memes como objetos de pesquisa inauguram novas possibilidades analíticas para o campo da Educação Física. Uma vez que essas produções se constituem como signos icônicos de comunicação rápidas e instantâneas, em circulação no ciberespaço.

Referências

ANVERSA, Ana Luiza Barbosa; DE OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli. Personal Trainer: Competências profissionais demandadas pelo mercado de trabalho. Pensar a prática, v. 14, n. 3, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.14418. Acesso em: 21 out. 2020.

BAUDELAIRE, Charles. O Pintor da Vida Moderna. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2010.

BOSSLE, Cibele Biehl. O personal trainer e o cuidado de si: uma perspectiva de mediação profissional. Movimento, v. 14, n. 1, p. 187-198, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3764. Acesso em: 15 de Outubro de 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CES 058/2004, de 18 de fevereiro de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física. Brasília, 2004.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999;

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003;

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - 1. Artes de fazer. 21. ed. – Petrópolis, RJ : Vozes, 2002.

DARIDO, Suraya. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, v. 18, n. 1, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092004000100006. Acesso em: 05 de outubro de 2021.

FACEBOOK. Educação Física da Depressão. Joinville, SC, s/d. Disponível em: https:// https://www.facebook.com/educacaofisicadadepressaoo . Acesso em: 05 de setembro de 2019.

FENSTERSEIFER, Paulo Evaldo. Produção do conhecimento em Educação Física: algumas reflexões a partir do Brasil. Educación Física y Ciencia, v. 17, n. 2, p. 00-00, 2015. Disponível em: https://efyc.fahce.unlp.edu.ar/article/view/EFyCv17n02a03/7066. Acesso em: 30 de agosto de 2020.

FONSECA, Rubiane Giovani; SOUZA NETO, Samuel de. Educação Física, profissionalização e mercado de trabalho: uma análise sobre o projeto profissional. Movimento, v. 26, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.98699. Acesso em: 15 de agosto de 2020.

DOS SANTOS FREIRE, Elisabete; VERENGUER, Rita de Cássia Garcia; DA COSTA REIS, Marise Cisneiros. Educação Física: pensando a profissão e a preparação profissional. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2002. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/1345/1042 Acesso em: 10 de agosto de 2020.

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Vozes, 2018.

HANSEN, Roger; VAZ, Alexandre Fernandez. Treino, culto e embelezamento do corpo: um estudo em academias de ginástica e musculação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, n. 1, 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/109/119. Acesso em: 05 de setembro de 2020.

INSTAGRAM. #memeseducacaofisica;. Brasil, 2019. Disponível em: https:// https://www.instagram.com/explore/tags/memeseducacaofisica/ . Acesso em: 07 de outubro de 2019.

KEMP, Simon. Digital 2019: Brasil. Dataeportal, 2019. Disponível em: https://datareportal.com/reports/digital-2019-brazil . Acesso em: 07 de janeiro de 2021.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

LEVY, Pierre. O que é o virtual. São Paulo: Ed. 34, 1996.

MARTELETO, Regina Maria. Análise de redes sociais-aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da informação, v. 30, p. 71-81, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652001000100009. Acesso em: 05 de fevereiro de 2021.

MATOS, Juliana Martins Cassani et al. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, v. 19, n. 2, p. 123-148, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/34213/25257. Acesso em: 15 de junho de 2021.

NUNES, Marcello Pereira; VOTRE, Sebastião Josué; SANTOS, Wagner dos. O profissional em Educação Física no Brasil: desafios e perspectivas no mundo do trabalho. Motriz: Revista de Educação Física, v. 18, p. 280-290, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1980-65742012000200008 . Acesso em: 03 de setembro de 2021.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: uma Introdução ao Estudo do Renascimento. In: PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Perspectiva, 1991.

RECUEERO, Raquel da Cunha. Memes em weblogs: proposta de uma taxonomia. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v.14, n. 32, p.23 – 31, abril de 2007. Disponível em: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3411. Acesso em: 13 de novembro de 2021.

REVERDITO, Riller Silva et al. Competições escolares: reflexão e ação em pedagogia do esporte para fazer a diferença na escola. Pensar a prática, v. 11, n. 1, p. 37-45, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1207. Acesso em: 20 de novembro 2021.

SABA, Fabio. Liderança e gestão: para academia e clubes esportivos. São Paulo: Phorte, 2006.

SANTOS, Verônica Freitas dos et al. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista da Educação Física/UEM, v. 25, p. 539-553, 2014. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/23566. Acesso em: 03 de setembro de 2021.

SANTOS, Wagner. dos et al. A relação dos alunos com os saberes nas aulas de Educação Física. Journal of Physical Education. v. 27, n.1, p. 27-37. 2016. Disponível em: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2737 . Acesso em: 05 de dezembro de 2021.

BUENO, José Geraldo Silveira; SCHNEIDER, Omar. A relação dos alunos com os saberes compartilhados nas aulas de educação física. Movimento, v. 11, n. 1, p. 23-46, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2860. Acesso em: 10 de dezembro de 2021.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

VARGAS, Hustana Maria. Sem perder a majestade:“profissões imperiais” no Brasil. Estudos de Sociologia, v. 15, n. 28, 2010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/article/view/2553/217320. Acesso em: 20 de dezembro de 2021.

VOVELLE, Michel. Imagens e imaginário na História: fantasmas e certezas nas mentalidades desde a idade média até o século XX. São Paulo: Editora Ática, 1997.

Acessar