Análise da Incidência Lesional na Ginástica Aeróbica Espanhola de Elite
Por Rocío Abalo Núñez (Autor), águeda Gutiérrez-sánchez (Autor), Mercedes Vernetta Santana (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 5, 2013.
Resumo
INTRODUÇÃO: A ginástica aeróbica (GA) é uma disciplina que possui exigências físicas específicas e treinamento adequado para prevenir ou minimizar a ocorrência de lesões esportivas.
OBJETIVO: Analisar a incidência de lesões na GA e a sua vinculação com fatores de treinamento
MÉTODO: Realizou-se um estudo em 40 desportistas valencianos com idades compreendidas entre nove e 17 anos. O procedimento de coleta de informações foi através de um questionário de morbidade. A variável dependente foram as lesões durante a temporada 2009-2010 e as variáveis independentes principais foram a carga de treinamento, o material de proteção, superfície de treinamento, gesto técnico e tipo de lesão e zona corporal lesionada.
RESULTADOS: As lesões mais reincidentes foram as relacionadas a ligamentos, afetando por igual os membros superior e inferior. A metade das lesões ocorreu após a realização dos saltos, apesar do uso de algum material de proteção, além de terem ocorrido no início da temporada. Relações significativas entre o número de lesões e a experiência, os dias de treinamento e o número de competições (p < 0,05) foram encontradas.
CONCLUSÕES: O número de lesões diminuiu enquanto o uso de medidas de proteção, com destaque para as munhequeiras, aumentou. Metade das lesões produziu-se durante o período de aprendizagem técnica de dificuldades.