Análise de Parâmetros Bioquímicos Séricos e Urinários em Atletas de Meia Maratona
Por Luciano de Oliveira Siqueira (Autor), Tiane Muccini (Autor), Iandra Dall Agno (Autor), Lauren Fillai (Autor), Paula Tibbola (Autor), Andiara Luvisoni (Autor), Leandro Costa (Autor), Jose Claudio Fonseca Moreira (Autor).
Em Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia v. 53, n 7, 2009. Da página 844 a 852
Resumo
OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi analisar marcadores bioquímicos como marcadores de desempenho atlético, à luz de um contexto clínico e atlético.
MÉTODOS: Foram coletadas amostras de sangue periférico (8 mL) e de urina (50 mL) de 20 maratonistas profissionais em repouso e 15 minutos após meia maratona. Em seguida, realizaram-se hemograma, exame de urina e análise de marcadores bioquímicos de função renal, lesão muscular e lipidograma.
RESULTADOS: A análise estatística dos resultados mostrou um aumento significativo (p < 0,05) na atividade sérica das enzimas CK, CK-MM, CK-MB e LDH; na concentração sérica de creatinina, ferro sérico, leucócitos e neutrófilos. Por outro lado, triglicérides, VLDL e ácido úrico sérico apresentaram um decréscimo significativo.
CONCLUSÃO: O presente estudo mostra que os atletas analisados apresentam alterações nos parâmetros bioquímicos de sangue e urina após uma prova dessa modalidade, o que demonstra a importância da realização de exames laboratoriais como forma de diagnóstico de distúrbios bioquímicos silenciosos.