Resumo

Analisa o papel do Projeto Institucional como elemento mediador da articulação
entre a Educação Física e as outras áreas do conhecimento na Educação Infantil do município
de Vitória/ES. Adota os Estudos com o Cotidiano como pressuposto teórico-metodológico e
utiliza as narrativas dos professores de Educação Física, coletadas por meio de entrevistas
semiestruturadas, como fontes para a produção dos dados. Dentre os principais desafios para
inserir a Educação Física na Educação Infantil, em consonância com o Projeto Institucional da
escola, se evidenciam: ausência de tempos/espaços formalizados para a construção coletiva
desse projeto; inexistência, na formação inicial e contínua, de discussões que contemplem o
trabalho pedagógico articulado; e a representação das professoras regentes, que concebem
a Educação Física como momento do seu planejamento individual. Quanto às possibilidades,
sobressaem: o esforço dos professores de Educação Física para conduzir a sua ação pedagógica
de forma integrada com outros saberes e fazeres produzidos pela escola e a importância do
pedagogo na mediação entre as diferentes áreas do conhecimento.