Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo consiste em analisar se houve relação entre o número de contatos na bola e o resultado final dos jogos da seleção da Espanha na Copa do Mundo de Futebol FIFA™- África do Sul/ 2010.

Métodos e resultados:

A amostra foi composta por 11.726 contatos na bola realizados pelos jogadores espanhóis nos sete jogos da Espanha na Copa do Mundo e pelos resultados dos jogos. A análise das variáveis recorreu à observaçãosistemática de imagens vídeogravadas por estações de televisão. Para análise estatística, utilizou-se o software SPSS for Windows®, versão 18.0. Os procedimentos foram: teste Kolmogorov-Smirnov e o teste de qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de p<0,05. Para fiabilidade foi adotado o método de teste-reteste sendo reanalisadas 1916 ações que representam 16,33 % da amostra, Neste procedimento participaram dois avaliadores e os valores para fiabilidade encontrados foram de 1 para fiabilidade intra-avaliador e 0,973 (Ep=0,007) para fiabilidade inter-avaliadores. A Espanha apresentou diferença significativa entreos resultados dos números de contatos na bola comparando todos os jogos (χ²(6)=81,947; p<0,001), porém, os resultados finais dos jogos não apresentaram diferença significativa (χ²(6)=2,000; p=0,368).

Conclusão:
A partir dos resultados apresentados, torna-se possível inferir que o padrão de jogo da Espanha, relacionado ao número de contatos na bola, possui variação entre as partidas disputadas na Copa do Mundo de Futebol FIFA™-África do Sul/2010, no entanto, o placar não sofre variação significativa em decorrência do número de contatos.