Resumo

A Escola Lumiar desenvolveu sua metodologia de ensino no final dos anos 1990 por um grupo de educadores que tinham o desejo de transformar a educação. A Metodologia Lumiar propõe o conceito da aprendizagem baseada em projetos como instrumento de interrelação com os estudantes, que trabalham a partir de propostas transdisciplinares, as habilidades e os conteúdos de acordo com o desenvolvimento pedagógico de cada faixa etária. O método está estruturado em seis pilares: Multietariedade, Tutores e Mestres, Currículo em Mosaico, Aprendizagem Ativa, Avaliação integrada e Gestão participativa. Em 2012, a metodologia foi reconhecida pela Stanford University, Microsoft e Unesco, como uma das doze metodologias mais inovadoras do mundo (FUNDAÇÃO BB). Sendo aplicado em todos níveis de ensino e em todas as disciplinas conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a disciplina de educação física na Lumiar é compreendida como Corpo e Movimento sendo a(o) professora(o) são denominados como Mestres. Dessa forma, o objetivo do estudo é evidenciar a experiência pedagógica das Educação Física na Escola Lumiar Campinas-SP. Como professora de educação física tenho mais de vinte anos lecionando em escolas e desde 2023 atuo na Lumiar. Nessa escola as aulas, que são chamadas de encontro e são organizadas por projetos construídos coletivamente pelas(os) estudantes em cada turma, buscando conectar os conteúdos da BNCC com os interesses das(os) estudantes às suas necessidades pedagógicas. O projeto tem duração de um trimestre, com um encontro por semana, sendo no primeiro encontro, o mestre junto com as(os) estudantes, definem o tema do mesmo, em uma roda de conversa, bem como o produto final, que pode ser, uma apresentação artística, um evento, um relatório, ou qualquer possibilidade de atividades teórico-práticas. O plano de encontro é feito em uma plataforma digital, chamada Mosaico, um dos pilares, que é o sistema de gerenciamento curricular da Lumiar, onde todas as matrizes estão mapeadas, e as atividades pedagógicas são registradas e organizadas a partir dos tópicos que devem ser selecionados de Competências e Habilidades e de Conteúdos. Esses tópicos são definidos pelo mestre, desenvolvidos nos encontros e ao final do mesmo, sendo preenchido pelo (mestre e estudantes) no diário de bordo, onde avaliamos o encontro, destacando os principais acontecimentos. Podemos concluir que na Metodologia Lumiar a aprendizagem é interativa, colaborativa e consciente, e não mecânica, valorizando o esforço e o compromisso das(os) estudantes, que aprendem a perceber o próprio corpo, limites e potencialidades. Um dos pontos mais encantadores do método é o estímulo constante às potencialidades de cada indivíduo, incentivando sempre a autonomia e o desenvolvimento global. A proposta metodológica Lumiar fundada no respeito, valorização e reconhecimento das diferenças permitem que uma educação transformadora realmente seja possível. Este relato vem justamente fomentar a caminhada de esperançar de uma professora por novos horizontes teóricos-práticos alinhados às realidades no campo da educação, da educação física, ampliando horizontes para outros caminhos, seguindo com fé, afinal “Andar com fé eu vou, a fé não costuma fáia”.

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