Resumo

O presente estudo, vinculado ao tema da dinamização do direito à cultura por praticantes de lazer, faz parte da linha de pesquisa denominada Formação e Ação do Profissional de Educação Física e Lazer. Os objetivos do estudo são identificar os princípios orientadores manifestados na pratica do animador e as concepções do profissional tendo como referencia seus procedimentos e abordagens. A pesquisa é do tipo descritiva, de natureza qualitativa, construída por profissionais de lazer que atuam diretamente com os praticantes. Foi utilizada a entrevista semi-estruturada para a coleta de dados, e foi elaborada e validada por especialistas uma matriz analítica nas perspectivas da democratização e da democracia do lazer, no que tange aos aspectos da cultura, da animação e do animador. Pelos resultados do estudo, concluiu-se que os animadores possuem: a) modos de comunicação vinculados a uma ação estratégica e unirreferente; b) estilos de abordagem centrados em relações técnicas instrumentais, psicologizantes e na escolarização; c) procedimentos adaptadores dos conteúdos técnicos de sua atividade, difundindo as instituições e os discursos culturais existentes. A ação educativa para o lazer se constitui em transmissora do conhecimento institucionalizado, adotando uma concepção de animação reforçadora do conservadorismo sociocultural contemporâneo, valorizando o conformismo cultural.

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