Resumo

Este estudo destacou a existência de conteúdos afrobrasileiros, e os possíveis caminhos metodológicos existentes na animação educativa (educação para e pelo lazer) com a temática afrobrasileira. O lócus do estudo foi o Museu Afro Brasil, por ser um equipamento de lazer facilitador de conteúdos relacionados às manifestações culturais afrobrasileiras e por possuir intervenções educativas relacionadas a esse acervo. Assim, o objetivo, deste estudo consiste em descrever a educação para e pelo lazer por meio da animação no Museu Afro Brasil. Para alcançar o objetivo geral, foram descritas práticas sociais afrobrasileiras privilegiadas no Museu, com ênfase na compreensão dessas práticas, da ação dos atores e nos processos pedagógicos envolvidos no tocante à educação para e pelo lazer nesse ambiente. O corpus material do estudo compôs-se de seis educadores e uma coordenadora que desenvolveram animação educativa em exposições (permanente e temporárias) e oficinas, atendendo públicos diversificados (professores, alunos, visitantes de fim de semana, grupos agendados, crianças, adolescentes e adultos). A coleta de dados utilizou-se de observação, diário de campo e entrevista semi estruturada. O estudo constatou que as abordagens das manifestações culturais afrobrasileiras são formas de desconstruir estereótipos e ideias preconcebidas que, por vezes, codificam as ações do sujeito. Assim, a tentativa de atuar/intervir com conteúdos pouco discutidos favorecem as contradições conceituais, dificultando a apropriação dos conteúdos de matrizes que não sejam as estabelecidas socialmente, a exemplo do eurocentrismo. Desse modo, as ações educativas do Museu Afro Brasil podem associar-se ao lazer, tendo como princípio metodológico a animação cultural, pois, o modus operandi do Museu Afro Brasil, a partir de suas intervenções permitem reflexões acerca da cultura e os sentidos/significados de um povo, promovendo o reconhecimento, valorizando e preservando o patrimônio cultural brasileiro, africano e afro brasileiro, e, ainda, podendo ser considerado uma ação afirmativa. Neste aspecto, as ações educativas do Museu podem ser caracterizadas como avanço no que atribuímos como animação nesta instituição, pois as ações ofertadas pelos educadores acometem motivações e reflexões além do que já se conhece, promovendo o diálogo entre o conhecido/desconhecido.

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