Resumo

Esse texto tem por objetivo apresentar e refletir sobre as experiências vivenciadas com um grupo de alunos e alunas do ensino fundamental da Escola Estadual Dr. Leopoldo Ambrósio Filho, tendo com eixo temático o debate com a mídia e suas relações com os elementos da educação física. Essa experiência se caracteriza enquanto uma pesquisa social, de caráter qualitativo, tendo a pesquisa-ação enquanto método de investigação, e a mídia-educação, em especial a estratégia de produção de mídias, como método de intervenção. Podemos dividir essa experiência em dois momentos: 1) aproximação com a escola, teorização e reflexão sobre as mídias e suas relações com os elementos da educação física e vivência de produções de imagens (fotografias e vídeos), período referente de agosto a dezembro de 2014; 2) produção de imagens a partir de uma sistematização, proposição de temáticas de produção, elaboração de roteiros e edição de vídeos em software específico, no período de fevereiro a abril de 2015. Esses momentos foram problematizados, em especial na relação com as produções de mídias das instituições midiáticas referentes, em especial, as práticas corporais. A partir dessas experiências, com base no campo teórico estudado, foi possível aprofundar nas discussões da educação física e mídia, e suas possibilidades e necessidades de inserção no processo de ensino-aprendizagem em ambientes escolares, em especial na educação física escolar. Essa experiência explicita a necessidade de problematizar os discursos midiáticos que essas crianças e adolescentes ouvem e vivenciam diariamente. Assim, esse trabalho consiste na explicitação de que a produção de mídias, a partir da mídia-educação, contribuiu no debate das interseções entre a educação física e mídia com os alunos e alunas do ensino fundamental.

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