Aplicação da lei 11.645/08 nas aulas de educação física: Diagnóstico das rede pública de ensino de Belém/PA
Por Marcus Vinicius Da Silva Costa (Autor), Yara Israelle Lopes Torres (Autor), Larissa Nunes De Oliveira (Autor), Joselene Ferreira Mota (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O escrito é uma provocação do projeto extensão “Educação, Práticas Corporais, e Direitos Humanos”, cujo objetivo é democratizar o acesso às práticas corporais sistematizadas à professores e alunos de Educação Física das redes públicas de ensino da região metropolitana de Belém/PA coordenado pelo grupo Linha de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL-UFPA). O projeto atua a partir de três aspectos necessários para a expansão do conhecimento produzido, que são eles: pedagógicos, políticos e sociais. O projeto aspecto social é o ponto de partida deste trabalho a partir do tema das opressões, nesse caso, recorte da etnia-raça, no qual estamos nos propondo a identificar o conhecimento dos professores de Educação Física da rede pública de ensino de Belém a respeito da Lei 11.645/081 , de 10 de março de 2008, sancionada pelo então presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, e como ela se aplica nas aulas de educação física. Uma vez que se sabe da existência de uma Lei, a qual estabelece que as diretrizes de base da educação nacional, inclua no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”, como forma de instrumentalização pretende-se responder a seguinte pergunta: A obrigatoriedade da aplicação da Lei 11.645/08 se materializa nas aulas de Educação Física na rede pública de ensino de Belém/PA? Trata-se de uma pesquisa de campo, que, segundo Gil (2002, p.53) “focaliza em uma comunidade, que não é necessariamente geográfica, já que pode ser comunidade de trabalho, de estudo, de lazer ou voltada para qualquer outra atividade humana”. Como forma de aproximação com a realidade os lócus da pesquisa. O formulário de perguntas foi aplicado a aproximadamente 100 professores da rede pública de ensino de Belém que atuam tanto no estado quanto no município, e 10 professores deram retorno, após o preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), um questionário com 12 perguntas cujas respostas foram analisadas de forma quali-quantitativa.